BC reduz projeção de crescimento do PIB do Brasil para 2025

BC reduz projeção de crescimento do PIB do Brasil para 2025

O Banco Central (BC) revisou para baixo a estimativa de crescimento da economia brasileira em 2025. De acordo com o Relatório de Política Monetária (RPM), divulgado nesta quinta-feira (27/3), a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) foi reduzida de 2,1% para 1,9%. A revisão reflete uma expectativa de desaceleração nos setores mais cíclicos da economia, como a indústria e os serviços, parcialmente compensada pelo desempenho positivo da agropecuária.

O BC explica que a alteração foi causada por surpresas negativas no quarto trimestre de 2024 e pela previsão de desaceleração mais acentuada ao longo de 2025. No entanto, o setor agropecuário, impulsionado pela expectativa de uma safra recorde de soja, elevou sua projeção de crescimento de 4% para 6,5%. Por outro lado, a indústria viu sua estimativa cair de 2,4% para 2,2%, e o setor de serviços foi revisado para baixo de 1,9% para 1,5%.

A autoridade monetária também destacou que o crescimento da economia no primeiro trimestre de 2025 pode ser mais robusto, devido a fatores como o aumento do salário mínimo e a liberação de recursos extras do FGTS. No entanto, o BC alerta para uma desaceleração geral, explicada pela política monetária mais contracionista, a menor expansão fiscal e o contexto de crescimento global moderado.

Além disso, o BC revisou para baixo a projeção de crescimento do crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) para 2025, que passou de 9,6% para 7,7%, refletindo um cenário de taxas de juros mais altas e um mercado de trabalho mais moderado. As previsões de crédito livre também foram ajustadas, com redução nas expectativas de crescimento para pessoas físicas e jurídicas.

Por Gazeta Brasil

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS Wordpress (0) Disqus ( )