Conmebol vetou Rede Globo na final da Libertadores
Emissora transmitiu indevidamente uma coletiva de imprensa com o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vetou a entrada de qualquer funcionário da Globo no Estádio Centenário, no Uruguai, onde ocorrerá a final da Libertadores da América. A disputa ocorrerá no sábado 27.
A decisão da Conmebol é uma retaliação à emissora, que exibiu indevidamente uma entrevista coletiva do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, depois da classificação da equipe alviverde para a final do maior torneio do continente. As declarações do treinador português foram veiculadas no programa Troca de Passes, do SporTV, em 28 de setembro.
De lá para cá, a emissora não teve nenhuma credencial aprovada para as decisões da Copa Sul-Americana e da Libertadores da América.
Razões do veto à Globo
Segundo o portal Notícias da TV, a Conmebol adotou a medida porque, por contrato, é proibida a exibição de coletivas ao vivo de seus torneios por empresas que não têm os direitos de transmissão dos jogos. Atualmente, apenas Disney e SBT detêm esses direitos.
Verbas federais
Nem tudo está perdido para a emissora, entretanto. Conforme noticiou Oeste, a Globo voltou a receber a maior fatia do investimento da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto (Secom). A TV Record, que disputa o segundo lugar de audiência com o SBT, havia assumido a liderança.
Por Revista Oeste