EUA justificam tarifa de 50% ao Brasil por “censura” e “ameaças ao Estado de Direito”

por Aloísio Moreira

O governo dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira (15) que a tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros está diretamente ligada a preocupações com “censura, ataques aos direitos humanos e ameaças ao Estado de Direito” no país.

Segundo o representante americano para o Comércio, Jamieson Greer, 40% da tarifa tem caráter político e está relacionada às ações do Judiciário brasileiro — especialmente à emissão de ordens secretas que, segundo ele, “impõem censura a empresas americanas”.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, reforçou o tom crítico, citando “tratamento de opositores políticos” e o caso do ex-assessor de Donald Trump, Jason Miller, detido no Brasil em 2021.

As declarações ocorrem às vésperas da reunião em Washington entre o chanceler Mauro Vieira, o secretário de Estado Marco Rubio e o próprio Greer, que buscarão amenizar o impacto das medidas. Paralelamente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também cumpre agenda com autoridades americanas.

Leia também:

Redação

Com informações DireitaOnLine / Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este site.

Você também pode gostar

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Leia mais