“Falar em falta de equilíbrio fiscal no Brasil é uma loucura”, diz Guedes
Nessa sexta-feira (3), Paulo Guedes, Ministro da Economia, durante videoconferência com empresários do setor químico, respondeu críticas que o governo vem recebendo sobre o desempenho da economia no 3º trimestre deste ano.
Segundo ele, o PIB (Produto Interno Bruto) vai crescer nos próximos meses e as contas públicas estão em trajetória de estabilidade.
“Falar em falta de sustentação de equilíbrio fiscal no Brasil é uma loucura, um desrespeito aos fatos, é militância, é narrativa. Que país conseguiu reduzir o déficit de 10,5% do PIB para 0,5% do PIB em 1 ano. Essa é a realidade. É o que nós fizemos”, declarou. “Ninguém fez um ajuste nessa velocidade. Foi até um ajuste, talvez, excessivo, rápido demais.”
O Ministro comemorou a aprovação da PEC dos Precatórios no Senado, que aconteceu na quinta-feira (2).
O texto abre espaço fiscal de mais de R$ 100 bilhões no orçamento para custear o Auxílio Brasil, a compra de vacinas e a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia.
Para Guedes, o projeto, enviado pelo governo, dará condições de as contas públicas terem maior previsibilidade até 2026.
Na oportunidade, o Ministro da Economia esclareceu, novamente, que o PIB vai subir em 2022.
Ele afirmou que estão erradas as projeções de recessão para o próximo ano. “Não significa que eu acho que é o melhor governo do mundo. Eu só estou dizendo: ‘Não é tão ruim quanto estão dizendo’. O Brasil vai crescer. Pode crescer menos durante o combate à inflação, mas vamos sair desse buraco”.
Créditos: Poder 360