General “informante” de Moraes foi cotado por Lula a chefe do Exército
O general Valério Stumpf Trindade, que foi considerado por Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Exército em 2023, está entre os nomes mencionados em mensagens interceptadas pela Polícia Federal (PF) durante investigações sobre suposto plano de golpe de Estado.
De acordo com a coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles, Stumpf chegou a ser um dos favoritos para o cargo, mas o presidente escolheu o general Tomás Paiva, atual comandante da Força.
Antes de abril de 2023, quando ele passou para a reserva, o general figurava entre os mais antigos da ativa e era visto como um dos possíveis líderes da instituição. Sua atuação no Comando Militar do Sul e como chefe do Estado-Maior do Exército contavam a seu favor.
Apesar desse bom desempenho, entre os militares contrários à eleição do presidente Lula (PT), Stumpf era acusado de repassar informações ao ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF), Alexandre de Moraes, sobre movimentações internas nas Forças Armadas.
Essas informações constam na investigação da PF sobre o suposto plano de golpe. Nas mensagens investigadas, alguns militares criticaram o general , insinuando que sua postura teria contribuído para frustrar os planos de impedir a posse do petista.
Por Vista Pátria