Governo chinês começa a arrombar casas para capturar pessoas com Covid

Governo chinês começa a arrombar casas para capturar pessoas com Covid

Pelo menos 84 residências foram arrombadas na China em meio a buscas de casos de covid-19. O incidente ocorreu em Guangzhou, no sul do país.

Em 10 de julho, os funcionários do governo local arrombaram as residências na China. Eles verificavam se elas continham parentes de pacientes que foram transferidos para áreas de isolamento depois de testar positivo para covid-19.

De acordo com o jornal chinês Global Times, “alguns contatos próximos dos doentes foram encontrados escondidos nas residências”, levando as buscas a abrangerem outras habitações, para encontrar mais “moradores ocultos”.

A China tem uma política de tolerância zero à covid-19. Mas o governo local pediu desculpas pelos danos a dezenas de fechaduras e pelas invasões das casas.

E descreveu o comportamento dos funcionários como “primário e violento”, observando que os arrombamentos “se desviaram das regras que regem a prevenção de epidemias”.

Segundo as autoridades da região, “pessoas relevantes” serão investigadas e poderão ser punidas. Além disso, houve a promessa indenização pelos danos.

Quando as imagens dos arrombamentos começaram a circular na internet, uma onda de descontentamento tomou conta do Sina Weibo, espécie de Twitter da China. A RTP, agência do notícias de Portugal, relata que as mensagens acusavam os responsáveis pelos arrombamentos de “atropelarem os direitos civis” dos moradores.

“É este um país governado por lei?”, perguntou um usuário da plataforma. “Um pedido de desculpas não é suficiente”, disse outro.

A rede de televisão Al Jazeera relata a existência “numerosos casos de policiais e profissionais de saúde invadindo casas na China, em nome de medidas para combater a covid-19. que foram documentados nas mídias sociais”.

Alguns registros mostram portas quebradas e moradores sendo ameaçados de punição, mesmo depois de testar negativo para o vírus.

As autoridades trancaram os moradores dos prédios de apartamentos onde foram detectados casos de covid.

Imagens mostram barreiras de aço erguidas para impedir que saíssem dos complexos e barras de ferro soldadas nas portas.

Por terrabrasilnoticias

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )