Mais de 25 mil imóveis no litoral capixaba para morar e investir com retorno superior à inflação
Com uma localização privilegiada, eles são alternativa para morar e investir com retorno superior à inflação, confirmam estudos
Ter uma casa ou apartamento perto da praia é o sonho de consumo de muitas famílias. E, com a proximidade do verão, não só as temperaturas aumentam, como o mercado imobiliário em cidades litorâneas também fica mais aquecido, com maior procura por imóveis localizados a poucos metros do mar.
Além de satisfazer um desejo pessoal, a aquisição de um imóvel na praia pode ser excelente oportunidade de investimento.
Um recente estudo da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES) apontou que, em 10 anos, entre 2012 e 2022, a rentabilidade dos imóveis em Vitória e Vila Velha foi de 149,51%, superando indicadores como CDI (123,18%), Ibovespa (85,83%) e IPCA (84,08%).
O presidente da Ademi-ES, Eduardo Fontes, destacou que fatores como localização e a presença de uma completa estrutura de lazer são fatores decisivos na valorização de um imóvel.
“Via de regra, imóveis sempre se valorizam acima da inflação quando estão em uma localização privilegiada, próximos a shoppings e hospitais, por exemplo, se contam com serviços de ônibus por perto e se possuem boa estrutura de lazer”.
O corretor João Vitor Moreira, da imobiliária Lucro Imóveis em Vila Velha, relatou em recente postagem no Instagram a valorização de um imóvel comercializado em Itapoã, em Vila Velha, que teve a valorização de 38,3% em 14 meses.
Segundo João, “Existem dois tipos de pessoas: aquelas que investem em imóveis e garantem ótimos retornos e aquelas que perdem dinheiro deixando de investir no mercado mais sólido do país. Adquirir um imóvel é certeza de investimento seguro. Em tempos de incertezas é importante saber onde investir. A busca por um mercado mais sólido é um caminho mais prudente.” Ele conta que, juntamente com a mulher, Renata Pontes Germano, de 48 anos, adquiriu o imóvel por R$ 420 mil em 2013, e hoje ele vale R$ 1,3 milhão. “Mesmo assim, não vendo. Aqui tenho vista permanente para o mar, sol da manhã e muito conforto”.
Segundo uma estimativa da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci), com base em anúncios feitos em todos os portais de venda imobiliária, atualmente há 29.888 imóveis à venda em diversos pontos do litoral do Espírito Santo.
SAIBA MAIS
- Itapoã (Vila Velha) – 1.906
- Itaparica (Vila Velha) – 7.500
- Praia da Costa (Vila Velha) – 6868
- Barra do Jucu e Ponta da Fruta (Vila Velha) – 455
- Vitória 2.150
- Guarapari (Litoral) – 7693
A estimativa leva em consideração apenas os imóveis anunciados em todos os portais imobiliários na internet.
Clique aqui e consulte ofertas de imóveis!
Com informações tribunaonline