Mudanças ampliam valor máximo de imóveis, reduzem juros e devem aumentar a concorrência entre bancos
O governo federal anunciou mudanças no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) que prometem tornar o financiamento da casa própria mais acessível. Entre as novidades, está o aumento do valor máximo de imóveis financiados de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões, permitindo que mais pessoas consigam comprar imóveis maiores com juros limitados a 12% ao ano.
Especialistas avaliam que as novas regras vão reduzir custos e ampliar o acesso ao crédito. Além disso, os compradores poderão continuar utilizando o FGTS como parte da entrada — agora com mais opções dentro do SFH.
Outra mudança importante é a liberação gradual do uso dos recursos da poupança pelos bancos, que terão mais liberdade para emprestar e buscar recursos via LCI (Letras de Crédito Imobiliário). Essa abertura deve estimular a concorrência, inclusive permitindo que bancos menores também ofereçam financiamentos no sistema habitacional.
A Caixa Econômica Federal já reagiu às novas diretrizes e retomou o modelo que financia até 80% do valor do imóvel, a partir do dia 13 de outubro.
Segundo especialistas, quem já está pronto para comprar pode aproveitar as condições atuais, enquanto quem pode esperar verá um mercado mais competitivo e com juros possivelmente menores até 2027.
Em resumo: mais opções, mais concorrência e mais chances de realizar o sonho da casa própria.
Leia também:
Redação
Com informações Istoédinheiro

