
Paraguai declara Cartel de los Soles como grupo terrorista internacional
O governo do Paraguai oficializou nesta sexta-feira (22) a inclusão do Cartel de los Soles, suposta organização criminosa ligada a militares venezuelanos, na lista de grupos terroristas internacionais. A decisão foi sancionada pelo presidente Santiago Peña e divulgada nas redes sociais.
A medida acompanha a pressão dos Estados Unidos, que recentemente também classificaram o cartel como terrorista e dobraram a recompensa pela captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusado de liderar a rede criminosa, para US\$ 50 milhões.
Segundo o governo americano, o cartel surgiu com a chegada de Hugo Chávez ao poder, em 1999, instaurando uma “estatização do tráfico de drogas” e transformando a Venezuela em um narcoestado. O nome da organização faz referência às insígnias de sóis usadas por generais venezuelanos.
Enquanto Washington define o grupo como uma rede centralizada e liderada por Maduro, organizações independentes como o Insight Crime e o Wilson Center apontam que se trata de uma rede descentralizada e fragmentada de militares envolvidos com o narcotráfico. Já a ONU não reconhece oficialmente o Cartel de los Soles, mas classifica a Venezuela como rota de passagem da cocaína.
Lea também:
Redação
Com informações A Trombeta