
“Que seja eleito o papa que a humanidade precisa”, pede cardeal
Cardeal pediu que o “Espírito Santo ilumine as mentes dos cardeais eleitores e os torne concordes na eleição do papa de que o nosso tempo necessita”
Roma — Os cardeais participaram, nesta quarta-feira (7/5), de uma missa na Basílica de São Pedro, antes do início do conclave. O cardeal Giovanni Battista Re celebrou a solenidade ‘Missa Pro Eligendo Pontifice’ e destacou que escolher o novo papa é um “ato de máxima responsabilidade humana e eclesial”. O religioso também convidou os fiéis à oração confiante, à escuta atenta do Espírito Santo e ao cultivo da comunhão fraterna.
“Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar sua luz e sua força, a fim de que seja eleito o Papa de que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história”, afirmou o cardeal Giovanni.
Todos os cardeais participaram da missa e usaram batinas vermelhas e a mitra branca, que foi retirada em certos momentos. A basílica, considerada a maior igreja do mundo, ficou lotada. Alguns fiéis se emocionaram e choraram quando o coral executou músicas sacras.
Os cardeais seguirão para a Casa Santa Marta, onde almoçarão e de lá serão levados ao Palácio Apostólico, às 15h45, de onde sairão em procissão até a Capela Sistina. Às 16h30 no horário de Roma (11h30 no horário de Brasília) desta quarta-feira, as portas da Capela Sistina serão fechadas para a votação para escolher um novo papa, que precisa de ao menos dois terços dos votos dos cardeais para ser eleito.
Durante a homilia, o cardeal Giovanni frisou que que a eleição do novo papa não é uma simples sucessão de pessoas, “mas é sempre o Apóstolo Pedro que retorna”. “Nas horas da grande decisão através do voto, a imagem imponente de Cristo Juiz, pintada por Michelangelo, lembrará a cada um a grande responsabilidade de colocar as ‘chaves supremas’ nas mãos certas”, citou.
“Oremos para que Deus conceda à Igreja o papa que melhor saiba despertar as consciências de todos e as energias morais e espirituais na sociedade atual, caracterizada por um grande progresso tecnológico, mas que tende a esquecer Deus. O mundo de hoje espera muito da Igreja para a salvaguarda daqueles valores fundamentais — humanos e espirituais — sem os quais a convivência humana nem será melhor nem beneficiará as gerações futuras. Que a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, nos auxilie com sua materna intercessão, para que o Espírito Santo ilumine as mentes dos cardeais eleitores e os torne concordes na eleição do papa de que o nosso tempo necessita”, acrescentou o cardeal.
LEIA TAMBÉM: Conheça o superalimento ‘tesouro da dieta’ que vai turbinar sua saúde!
