
Setor cafeeiro acredita em isenção de tarifas dos EUA
Efeito Trump: Setor cafeeiro acredita que café deve ser incluído na lista de exceções para isenção de tarifas dos EUA
Após anúncio da aplicação de uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil, realizado nesta quarta-feira (09) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, especialistas do setor cafeeiro demonstraram preocupação, principalmente, sobre as exportações brasileiras de café, uma vez que o Brasil é o principal fornecedor do grão aos EUA.
Com a tarifação de 50% sobre o produto, a oferta do deve ficar restrita no mercado internacional
Ainda é cedo para avaliar os impactos desta nova alíquota do presidente americano, e o setor acredita que, se consolidada, o café entrará em uma lista de exceções isenta de tarifas nos EUA, em trabalho que conta com apoio da Associação Nacional do Café (NCA) dos EUA.
As opiniões dos especialistas apontam grande preocupação com a possível tarifa de 50% dos EUA sobre o café brasileiro, mas todos destacam que ainda há muita incerteza. A maioria acredita que o café deve entrar na lista de exceções, já que a medida prejudicaria a indústria americana, que depende do café verde brasileiro. Além disso, o impacto negativo recairia sobre o consumidor dos EUA, com aumento da inflação e perda de competitividade. O consenso é que a medida não faz sentido econômico e que é preciso aguardar os desdobramentos.
Redação
Com informações Notícias Agrícolas