Aliados do PT buscam união, porém encontram total frustração

Aliados do PT buscam união, porém encontram total frustração

Confusão generalizada, esse é o cenário atual do aliados do PT: buscam união, porém encontram total frustração

O PT tem enfrentado dificuldades para concluir suas alianças em diversos Estados há pouco mais de 6 meses das eleições. Disputas entre partidos aliados e indefinições sobre candidaturas podem atrapalhar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tentativa de voltar ao Palácio do Planalto.

Uma fala de Lula em 15 de março a uma rádio na Paraíba, por exemplo, causou estresse entre PT e PSB. “Estou altamente convencido da necessidade de fazer uma aliança com o MDB, com o Veneziano[Vital do Rego, senador]“, disse o ex-presidente.

O PSB da Paraíba ficou irritado porque vai apoiar Lula para presidente e gostaria que ele apoiasse seu candidato: o governador João Azevêdo, que tentará a reeleição. Veneziano é do MDB e também quer ser candidato a governador.

Em Pernambuco, o pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB) aguardava a decisão da deputada Marília Arraes para definir sua chapa. A congressista deixou o PT na última 6ª feira (25.mar.2022) e se filiou ao Solidariedade.

Marília queria ser candidata ao Senado. A direção local do PT, comandada pelo senador Humberto Costa, porém, tentou lançar Carlos Veras, hoje deputado. Lula chegou a intervir a favor de Marília, mas a disputa foi desgastante e a a congressista resolveu deixar o PT. Agora, ela deve disputar o governo do Estado.

Apesar do rompimento com o seu antigo partido, a deputada assegurou que apoiará Lula em sua campanha. Em tese, isso dará 2 palanques para o petista no Estado –tanto Danilo Cabral quanto Marília Arraes fariam campanha por ele.

O PSB, porém, não deve aceitar a associação da imagem de Marília com a de Lula em Pernambuco. Quer apoio exclusivo ao seu candidato.

Também há incerteza no Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra (PT) tentará a reeleição. Havia indicativo de que Garibaldi Alves (MDB) seria candidato a senador na chapa de Fátima. Jean Paul Prates (PT), que era suplente de Fátima Bezerra no Senado e assumiu o mandato quando ela virou governadora, seria suplente de Garibaldi.

Fátima, porém, sinalizou que apoiará Carlos Eduardo Alves (PDT). A aliança com Garibaldi naufragou (ele deve disputar uma vaga na Câmara) e Jean Paul Prates ameaça deixar o PT para ser candidato por outro partido. Petistas ainda tentam atrair o apoio do MDB local.

O Poder360 apurou que há outros setores do PT descontentes com o caso além de Jean Paul. Carlos Eduardo Alves é do PDT. Por fidelidade partidária, terá de fazer campanha para Ciro Gomes, não para Lula.

Jean Paul, por sua vez, se conseguir viabilizar sua candidatura ao Senado deverá apoiar o ex-presidente da República por outro partido.

No Rio de Janeiro, 3º Estado com mais eleitores no Brasil, líderes locais do PT estão descontentes com o apoio do partido a Marcelo Freixo (PSB). Avaliam que ele terá dificuldades para deslanchar e não conseguirá atrair novos eleitores para Lula. O ex-presidente e a cúpula nacional do PT, porém, bancam o acordo de apoio a Freixo.

Também incomoda petistas do Estado a possibilidade de o PSB ter os 2 principais postos na chapa (candidatos a governador e senador). Isso porque o deputado Alessandro Molon (PSB) é pré-candidato ao Senado.

Lula tem indicado preferência pelo petista André Ceciliano na vaga de candidato ao Senado. Nesta semana, o ex-presidente publicou foto ao lado de Ceciliano e de Freixo, além da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

O 2º Estado com mais eleitores no país é Minas Gerais. Lá, o candidato de Lula ao governo do Estado deve ser Alexandre Kalil (PSD), que deixou a prefeitura de Belo Horizonte na última 6ª feira (25.mar.2022) para poder concorrer.

O problema ali está nas candidaturas a senador. O PSD quer reeleger Alexandre Silveira. Ele chegou ao Senado como suplente de Antônio Anastasia, que virou ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). O PT também tem seu candidato ao Senado em Minas. Trata-se do deputado Reginaldo Lopes, líder da bancada petista na Câmara.

Nas últimas semanas, setores petistas e pessebistas tentaram atrair Kalil para o PSB. Assim, a chapa Kalil-Reginaldo estaria garantida. Kalil, no entanto, diz que ficará no PSD e que poderá apoiar Lula mesmo que seu partido tenha candidatura própria.

No maior Estado da Federação, São Paulo, o conflito é menor, mas ainda há incerteza. O PT tem como pré-candidato a governador o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. O PSB, que apoiará Lula nacionalmente, pretende lançar o ex-governador Márcio França.

Há negociações para que seja candidato apenas o que estiver melhor colocado nas pesquisas em maio, mas cenário com ambos concorrendo não está descartado. Mesmo setores do PT acham interessante a candidatura de França: serviria para impedir o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), de crescer na disputa.

Até o dia 21 de março havia mais um pré-candidato a governador de São Paulo no rol de partidos próximos a Lula. Era o psolista Guilherme Boulos, que anunciou que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados.

Foto: MARCELO CHELLO (AP)

Créditos: Poder 360.

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )