Em 2023, Lula vociferou mais de 50 frases controversas

Em 2023, Lula vociferou mais de 50 frases controversas

Os temas que geraram mais controvérsias foram as “possíveis ofensas”, com 20 episódios. Em seguida, vem a política internacional, com 17 episódios, e os erros de informação, com episódios. Isso em apenas um ano

Desde que assumiu o Palácio do Planalto em 1º de janeiro de 2023, o atual ocupante da presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acumulou mais de 50 declarações controversas, apenas no primeiro ano – entre ofensas e mentiras. O petista acumula pelo menos 53 dessas declarações desde o início de seu terceiro mandato, segundo levantamento do Poder360.

O estudo do jornal revela que 37,7% das 53 falas controversas podem ser consideradas ofensivas, direcionadas a pessoas, minorias sociais ou outros grupos. Além disso, 32,1% das declarações estão relacionadas à política internacional, abordando temas como a atuação de outros países e questões envolvendo guerras.

Os temas que geraram mais controvérsias foram as “possíveis ofensas”, com 20 episódios. Em seguida, vem a política internacional, com 17 episódios, e os erros de informação, com episódios. Os demais temas geraram menos controvérsias, como economia com 5 episódios e história justiça com apenas episódios cada.

Algumas das controvérsias mais destacadas envolvendo Lula incluem:

  • Suas declarações sobre a guerra na Ucrânia, em que disse que a Ucrânia é tão culpada pela guerra quanto a Rússia.
  • Suas declarações sobre a Venezuela, em que disse que o autoritarismo do governo venezuelano é uma narrativa.
  • Suas declarações sobre o conceito de democracia, em que disse que o conceito de democracia é relativo.
  • Suas declarações sobre a possibilidade de Vladimir Putin vir ao Brasil sem ser preso, mesmo com um mandado de prisão internacional contra ele.
  • Suas declarações sobre pessoas com deficiência, em que disse que pessoas com deficiência intelectual têm “problemas de desequilíbrio de parafuso”.

Outros casos

Durante a recepção de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza, em novembro, Lula comparou as ações de Israel a atos de “terrorismo”, equiparando a gravidade das ações israelenses as do grupo terrorista do Hamas.

Outra declaração controversa ocorreu quando Lula comemorou a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF), referindo-se ao novo ministro como um “comunista”. Dino, antes de ingressar no PSB, havia deixado o PCdoB após 15 anos de filiação.

Em uma cerimônia, Lula expressou sua satisfação, afirmando: “Vocês não sabem como eu estou feliz hoje. Pela 1ª vez na história desse país, conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista, um companheiro da qualidade de Dino.”

Além das declarações controversas, Lula também vociferou outras mentiras: durante a Farm Show na Bahia, em junho, ele afirmou erroneamente que era possível adquirir maquinários de grande porte com juros de 2% ao ano nas administrações passadas do PT. Este equívoco foi posteriormente corrigido:

No tocante às taxas de juros, uma análise detalhada revela que a taxa mínima durante os dois primeiros mandatos do petista esteve acima de 5% ao ano em 7 dos 8 anos. Apenas em 2009, alcançou 3%. Em comparação, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), a taxa mínima foi de 2,8%, permanecendo sempre abaixo de 3%.

Internacionalmente, uma declaração de Lula que gerou significativa repercussão foi proferida em Cabo Verde, onde agradeceu à África pelo que foi produzido durante a escravidão no Brasil após se reunir com o presidente José Maria Neves. Em outra ocasião, durante discurso na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas em 14 de março, Lula afirmou que, apesar da “desgraça” da escravidão, a vinda forçada de africanos para o Brasil “causou uma coisa boa: a mistura, a miscigenação.” 

Por BSM

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )