Brasil produz quase 50 bilhões de ovos de galinha em um ano

Brasil produz quase 50 bilhões de ovos de galinha em um ano

O levantamento é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São Paulo lidera a produção de ovos do Brasil

O Brasil produziu quase 4 bilhões de dúzias de ovos de galinha em 2021 (ou cerca de 48 milhões de unidades), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado é um novo recorde para o setor, apesar de ter apresentado um crescimento pouco significativo sobre o ano anterior.

Ao todo, o acréscimo ficou próximo de 9 milhões de dúzias de ovos. Esse crescimento ocorreu “em consequência do aumento de produção em 15” Unidades da Federação, informou o IBGE.

Entre os quatro Estados com a maior alta, o Ceará apresentou o melhor desempenho (+18 milhões de dúzias). Na sequência aparecem Mato Grosso do Sul (+16 milhões de dúzias) e Bahia (+15 milhões de dúzias). Das localidades que apresentaram redução, São Paulo teve a baixa mais expressiva: 40 milhões de dúzias.

Ainda assim, os paulistas continuam liderando amplamente o ranking anual dos estados em produção nacional. Sozinho, São Paulo gera 30% de todos os ovos de galinha do Brasil. Praticamente empatados com cerca de 9% cada, aparecem na sequência Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo.

Quatro quintos da produção nacional foi para consumo. Esse montante foi gerado em pouco mais de mil granjas. Desse modo, o restante foi de unidades para a incubação. O Valor Bruto da Produção de ovos do Brasil ficou atingiu R$ 17 bilhões no ano passado, conforme os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )