Brasil quebra recorde de produção de carne de frango

Brasil quebra recorde de produção de carne de frango

O país é o maior exportador desse tipo de proteína do planeta

Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil bateu recorde de produção de carne de frango no primeiro trimestre de 2023. Foram 3,4 milhões de toneladas desse alimento.

A média de peso ficou em cerca de 2 quilos por animal. O IBGE divulgou os dados nesta terça-feira, 6. Atualmente, o Brasil está na segunda posição no ranking global para a produção de carne de frango. Além disso, o país é o maior exportador desse alimento no planeta.

Em 2022, por exemplo, o volume produzido nacionalmente fechou em 15,2 milhões de toneladas. A quantidade de 2023 fechará em 15,6 milhões de toneladas, de acordo com as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento.

Do total para este ano, 4,5 milhões de toneladas devem ser exportados. Os 10,6 milhões de toneladas restantes ficam para o mercado interno. Ou seja: 71 % são consumidos pela própria população localmente. São 51 quilos por habitante anualmente. Desse modo, esta é a proteína animal mais consumida no país.

Brasil e os Estados produtores de carne de frango

No país, 16 Estados têm volumes expressivos de abates dessa ave. Três deles concentraram 60% de toda a produção desse tipo de proteína.

Com 1,2 milhão de toneladas, o Paraná lidera o top 3 do primeiro trimestre. Santa Catarina aparece na segunda posição (440 mil toneladas), seguida de São Paulo (390 mil toneladas).

Por volta de 95% da produção ocorre no Centro-Sul do país. Essa área é formada pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Além do Distrito Federal, dez Estados compõem essa parte do país. São eles: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Dessa lista, quatro Estados confirmaram focos de gripe aviária de alta patogenicidade em 2023: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Contudo, todos os casos da doença registrados em território nacional ocorreram em aves silvestres. Assim, no Brasil, a doença não afetou a indústria de carne de frango, até o momento.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )