Caixas-pretas: Como funcionam e como elas ajudam na investigação da queda de avião na China?

Caixas-pretas: Como funcionam e como elas ajudam na investigação da queda de avião na China?

Como funcionam as caixas-pretas e como elas ajudam na investigação da queda de avião na China?

Uma das duas caixas-pretas do Boeing 737-800 da Eastern China Airlines foi recuperada nesta quarta-feira (23), informou a Administração de Aviação Civil da China (CAAC, da sigla em inglês).

A aeronave registrou uma perda repentina de altitude pouco antes de se chocar contra o solo e, segundo a CAAC, não há nada ainda que aponte para irregularidades no voo. 

O equipamento recuperado, bastante danificado, é o gravador de voz do cockpit. A aeronave tem duas caixas-pretas, que podem apontar as causas da queda: 

  • uma delas registra os dados do voo
  • a outra, os diálogos na cabine

O equipamento será processado em um instituto especializado, informou a CAAC. Veja, nesta reportagem, como funcionam as caixas-pretas e como elas podem ajudar na investigação.

O que são as caixas-pretas?

Pode até surpreender, mas as caixas-pretas não são realmente pretas. Elas são pintadas de laranja, uma cor que pode ser vista à distância (isso é para facilitar nas buscas).

Equipamento obrigatório em aviões, ele teria sido inventado ainda em 1950 pelo australiano David Warren, segundo reportagem da agência Reuters. 

Sua principal função não está ligada com estabelecer culpados pelos acidentes, mas sim ajudar a identificar as causas e ajudar na prevenção deles.

Elas sempre foram desse jeito?

Não. As caixas-pretas atuais guardam as informações em memórias do tipo SSD (Solid-State Memory), um substituto do HD bastante comum em computadores. 

No entanto, os primeiros dispositivos guardavam – bastante menos informações – em conexões de fios ou chapas metálicas. 

As gravações ficam protegidas dentro de um revestimento capaz de resistir mais de 3,4 mil vezes a força da gravidade durante a queda.

Mas então por que não revestir todo o avião com esse material?

Porque seria impossível alçar voo. Segundo o Museu Smitshonian do Ar e do Espaço, a maior parte das caixas-pretas são envoltas em aço, um sólido bastante resistente, mas também pesado. 

Fazer um avião inteiro de aço o faria pesar muito mais e seria difícil voar. Os aviões são feitos de alumínio, que é mais leve, e são reforçados em torno de uma estrutura de aço e titânio. 

Qual o tamanho de uma caixa-preta?

Elas não são muito grandes, mas pesam cerca de 4,5 kg e contêm quatro partes principais: 

  1. um chassi ou interface projetada para proteger o dispositivo e facilitar a gravação e reprodução
  2. um farol localizador subaquático
  3. a carcaça do núcleo ou “Unidade de memória de sobrevivência a choques” feita de aço inoxidável ou titânio
  4. e dentro de tudo isso é onde ficam as gravações armazenadas em chips ou outros formatos

Existem dois gravadores: 

  • um gravador de voz do cockpit (CVR) para vozes do piloto e sons do cockpit – esse é o que foi encontrado do voo da Eastern China Airlines.
  • um gravador de dados de voo (FDR) que captura informações sobre parâmetros, incluindo altitude, velocidade do ar, direção e empuxo do motor

Depois de encontradas, o que acontece?

Após o resgate das caixas-pretas, técnicos retiram o material de proteção e limpam cuidadosamente as conexões para garantir que não se apaguem acidentalmente os dados. 

Depois, o arquivo de áudio e demais dados devem ser baixados para uma plataforma segura onde ficam copiados. 

Mas ainda é preciso decodificar os arquivos brutos e produzir gráficos que poderão, assim, ser lidos pelos investigadores. 

Há também uma análise cuidadosa de sons e ruídos captados, que podem apontar irregularidades e até mesmo explosões. 

Mas o que fica guardado?

Isso depende do modelo. Os usados pela aérea chinesa eram gravadores da empresa americana Honeywell, mas os modelos exatos não foram divulgados.

Em 2020, após um acidente aéreo na Índia, as caixas-pretas deste mesmo fabricante foram capazes de armazenar cerca de 120 minutos de áudio digital. 

Isso seria mais do que suficiente para cobrir o voo de 66 minutos da Eastern China Airlines

Por terrabrasilnotcias

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