Economia da China avança quase 5% no 1º trimestre

Economia da China avança quase 5% no 1º trimestre

Novos surtos de covid-19, no entanto, comprometem atividades industriais e ameaçam a meta anual de crescimento

China conseguiu crescimento econômico de 4,8% no primeiro trimestre do ano

A China anunciou nesta segunda-feira, 18, que a economia do país avançou 4,8% no primeiro trimestre de 2022, superando expectativas e mesmo em um cenário de impacto de um novo surto local do coronavírus. As informações são do Departamento Nacional de Estatísticas chinês.

A alta anunciada nesta segunda supera a performance de 4% registrada no mesmo período de 2021. Os primeiros três meses de 2022 também significam um avanço em relação ao quarto trimestre do ano passado, em que a economia da China fechou com aumento de 4%.

“Devemos estar cientes de que, com o ambiente doméstico e internacional cada vez mais complicado e incerto, o desenvolvimento econômico enfrenta dificuldades e desafios significativos”, manifestou o Departamento Nacional de Estatísticas em comunicado.

Surto de covid-19 complica cenário

No entanto, a expectativa é que o desempenho da economia da China apresente uma desaceleração a partir de abril, em razão da paralisação da atividade industrial em cidades importantes. Locais como Xangai e Shenzhen lidaram com restrições de lockdown em enfrentamento aos índices de coronavírus.

Polo tecnológico, Shenzhen permaneceu em confinamento por uma semana depois um surto de covid-19 em março, mas logo retomou as atividades. Xangai, por sua vez, registrou nesta segunda-feira as primeiras três mortes por covid-19 desde o início do confinamento no último mês.

Neste quadro, a meta de crescimento de 5,5% para a economia da China 2022 segue pressionada, em um ano importante para o presidente Xi Jinping, que espera renovar o ciclo no poder em um novo mandato de cinco anos.

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )