
Camisa vermelha da Seleção teve 90% comentários negativos
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (29) pela Quaest revelou que a suposta camisa vermelha da Seleção Brasileira teve 90% de comentários negativos e apenas 10% positivos nas redes sociais em dois dias. O instituto de pesquisa aponta que, da última segunda (28) até as 19h desta terça, foram 24 milhões de menções sobre a possível troca da tradicional camisa azul por uma versão vermelha, com uma média de alcance de 43 milhões de visualizações.
As postagens coletadas foram feitas nas principais redes sociais, incluindo X, Facebook, Instagram, YouTube, Reddit, Tumblr e sites de notícias. Elas começaram após a divulgação da notícia por parte da Footy Headlines, site especializado em camisas de futebol, tendo alcançado uma média diária de menções de 13 milhões.
Após a ampla repercussão negativa, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se pronunciou, destacando que as imagens que estão circulando na internet não são oficiais, e reafirmando “o compromisso com seu estatuto”. Também informou que a “nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike”.
O Capítulo III, artigo 13, inciso III do regulamento de 2017 determina que as camisas da Seleção Brasileira se restrinjam as cores da bandeira brasileira, ou seja, se atenham ao verde, amarelo, azul ou branco.
As regras indicam não ser necessário que todas as quatro cores estejam presentes na camisa, e dão espaço para cores diversas somente em edições comemorativas. Um exemplo foi a camisa preta feita em homenagem a Vinícius Júnior, usada em amistoso contra a Espanha em março de 2024 como parte de uma ação contra o racismo.
Uma das figuras públicas que criticou a suposta mudança foi o narrador esportivo Galvão Bueno, que chamou o caso de “ofensa sem tamanho à história do futebol brasileiro”.
– Apareceu alguém para cometer aquilo que eu digo ser um crime. Para a Copa do Mundo de 2026, a camisa azul vai deixar de existir, e vai ter uma camisa vermelha. O que tem isso a ver com a história…? Isso é uma ofensa sem tamanho à história do futebol brasileiro! – avaliou durante o programa Galvão e Amigos.
Outro apresentador a repudiar a ideia foi Craque Neto. Ele disse que, mesmo sendo de esquerda, discorda da mudança, visto que a cor não condiz com as cores da bandeira do Brasil. Ele deu declarações durante o programa Os Donos da Bola, da Band.
– Gente, querer colocar camisa vermelha na Seleção Brasileira. Vocês estão de sacanagem? Não é vermelha, não é roxa, não é nada. A bandeira do Brasil é verde, amarela e azul. Se fosse um clube de futebol, onde muitos fazem uma terceira camisa, está tudo certo. Agora, vocês estão de s********? Mesmo eu sendo de esquerda, a camisa da Seleção é azul, amarela ou verde – disparou.
LEIA TAMBÉM: Entidade alvo de fraude no INSS contratou filho de Lewandowski
