Chanceler russo compara Europa com Alemanha nazista
De acordo com Serguei Lavrov, as potências europeias estão declarando uma guerra híbrida contra o Kremlin
Os países europeus estão adotando táticas similares às dos nazistas, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, nesta sexta-feira, 25. “Eles declararam uma verdadeira guerra híbrida contra nós”, salientou. “Essas estratégias, usadas pela Alemanha nazista, agora são usadas por muitos políticos europeus, quando dizem o que querem fazer com a Rússia.”
Segundo o chanceler russo, as potências europeias não escondem seus objetivos. “Destruir, aniquilar e sufocar a Rússia”, ressaltou.
União Europeia versus Kremlin
A União Europeia (UE) acusou as Forças Armadas da Rússia de cometerem crimes de guerra na Ucrânia. De acordo com a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, os ataques russos intensificaram-se em infraestruturas civis, incluindo hospitais e teatros. “Os tribunais terão de decidir, mas para mim são claramente crimes de guerra”, declarou.
O alto representante da UE para política externa, Josep Borrell, também criticou a postura russa diante do conflito no Leste Europeu. “O que está ocorrendo em Mariupol [cidade ucraniana] é um enorme crime de guerra”, salientou, antes de presidir uma reunião em Bruxelas. “Estão destruindo tudo, bombardeando e matando a todos de forma indiscriminada. É algo terrível.”
O Tribunal Penal Internacional (TPI), na Holanda, está coletando evidências sobre possíveis crimes de guerra cometidos na Ucrânia, embora a Rússia e os Estados Unidos não reconheçam a jurisdição da Corte.
Por revistaoeste