
Deputado polonês pede sanções à União Europeia contra Moraes
O deputado polonês Dominik Tarczynski, membro do Parlamento Europeu, apresentou um projeto de resolução solicitando sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nos países da União Europeia.
O pedido ocorre em resposta à decisão de Moraes de enviar uma oficial de Justiça para intimar o ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto este estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital DF Star, em Brasília.
“Acabei de assistir ao vídeo do presidente Bolsonaro no hospital, sendo visitado pela oficial de Justiça. Isso é inaceitável. A atitude do ministro da Suprema Corte, Alexandre de Moraes, é completamente inaceitável. Foi por isso que tomei a decisão de reagir. A União Europeia precisa agir imediatamente”, afirmou Tarczynski, explicando a motivação para sua proposta.
O parlamentar polonês também fez duras críticas ao comportamento do ministro e relacionou suas ações ao regime comunista, com o qual ele tem experiência direta, dado seu passado na Polônia.
“Sou da Polônia, vivi sob o comunismo, sei como o regime funciona. As atitudes desse juiz são pura manifestação de comunismo. Eles querem destruir seus adversários políticos, e é por isso que precisamos lutar pelos direitos humanos. Precisamos proteger a verdadeira democracia e combater o comunismo”, declarou Tarczynski, enfatizando o perigo que, em sua visão, essas ações representam para as democracias.
Além disso, ele fez uma analogia com outras figuras políticas que enfrentam situações semelhantes em seus respectivos países, citando os casos de Donald Trump, nos Estados Unidos, e Javier Milei, na Argentina.
“Acreditem, brasileiros, vocês não estão sozinhos. A comunidade internacional está reagindo. A família Bolsonaro é apenas um exemplo, pois a oposição conservadora é tratada da mesma maneira em várias partes do mundo. Olhem o que tentaram fazer com Donald Trump. Tentaram matá-lo, tentaram prendê-lo. E com Javier Milei, tentaram se livrar dele”, afirmou o deputado, destacando o apoio da comunidade conservadora internacional.
Tarczynski concluiu sua fala reafirmando seu compromisso com a luta pela democracia e os direitos humanos. “Nós, a comunidade conservadora, devemos permanecer unidos, lutar e nos proteger. Aqui no Parlamento Europeu, estaremos com a família Bolsonaro. Vamos defender a democracia e os direitos humanos. Vou propor o projeto de resolução para sancionar Moraes. É hora de agir”, afirmou.
