Dieta detox da maneira correta; Saiba como realizar

Dieta detox da maneira correta; Saiba como realizar

Nutricionista explica como deve ser feito o processo de detoxificação do organismo

A dieta detox, muitas vezes, é realizada de forma indiscriminada e sem as corretas orientações. Uma detoxificação do organismo deve ser realizada de forma criteriosa e com acompanhamento nutricional, pois, na maioria dos casos, deve-se fazer uma reeducação alimentar e um adequado planejamento alimentar, além da inclusão de alimentos com a finalidade de auxiliar no processo. 

Objetivo da dieta detox 

A finalidade principal dessa dieta não é a perda de peso e, sim, auxiliar o organismo no processo endógeno (processo de destoxificação natural), visto que muitas vezes consumimos substâncias presentes nos alimentos e produtos alimentícios que são potencialmente tóxicos.  

Portanto, o primeiro passo é, por meio de uma boa anamnese alimentar (histórico alimentar completo), identificar possíveis fontes de substâncias tóxicas presentes na alimentação (agrotóxicos, aditivos alimentares, entre outras). 

É importante lembrar que esses achados, encontrados no histórico alimentar, devem ser sempre complementados com a avaliação nutricional completa (medidas antropométricas e dados bioquímicos, bem como análise de sinais clínicos). 

Alimentação saudável contra substâncias tóxicas 

A anamnese alimentar irá auxiliar não somente a descobrir os alimentos potencialmente tóxicos consumidos em excesso, mas também permitirá avaliar nutrientes possivelmente carentes. A população, em geral, vem diminuindo o consumo de frutas, legumes e verduras, alimentos que contêm boas quantidades de fibras, água, vitaminas e minerais, com diversos antioxidantes naturais, como licopeno, selênio, vitaminas A, E e C.  

As fibras insolúveis presentes nesses alimentos podem auxiliar no menor tempo de contato de substâncias tóxicas com o trato gastrointestinal. A presença desses itens na alimentação diária auxiliará também no processo de destoxificação do organismo. 

Nutrientes positivos no processo de destoxificação 

Veja abaixo alguns nutrientes e alimentos/fontes que podem auxiliar no processo de destoxificação do organismo: 

  • Betacaroteno: pró-vitamina A. Está presente em alimentos como cenoura e abóbora. Auxilia no processo de renovação celular. 
  • Vitamina C: está presente em alimentos como laranja, acerola, goiaba e manga. É um potencial antioxidante. 
  • Resveratrol: está presente no suco de uva integral. Antioxidante, atua inibindo a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.  

Lembre-se de consultar um nutricionista antes de iniciar uma dieta detox. A avaliação do profissional é importante para saber se você pode passar pelo processo de detoxificação.

Por JP

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )