Embaixada dos EUA no Brasil escreve ‘Supremo Tribunal de Moraes’ 

Embaixada dos EUA no Brasil escreve ‘Supremo Tribunal de Moraes’ 

Embaixada afirma que carta de Trump foi ‘em resposta aos ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio dos EUA’

Em publicação nas redes sociais, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil fez críticas diretas ao ministro do STF Alexandre de Moraes e ao governo Lula.

Republicando no X um texto de um oficial do Departamento de Estado dos EUA, a embaixada afirma que a carta enviada por Trump impõe consequências ‘em resposta aos ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio dos EUA’. O texto ainda chama o STF de ‘Supremo Tribunal de Moraes’.

Em publicação no X, nesta segunda-feira (14), o subsecretário Darren Beattie diz que a medida do presidente norte-americano impõe “consequências há muito esperadas” às autoridades pelos “ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano”. Leia a tradução completa abaixo.

Em documento enviado na semana passada, Trump estabeleceu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A alíquota foi a maior imposta, até o momento, no tarifaço do republicano.

O presidente dos EUA justifica o aumento ao que chama de “injusta relação comercial gerada por barreiras tarifárias impostas pelo Brasil” e diz que o relacionamento entre os dois países está longe de ser recíproco.

Trump cita, ainda, o julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e volta a falar em “caça às bruxas”. Na carta, o presidente também eleva o tom contra o Supremo Tribunal Federal e cita decisões contra plataformas sociais norte-americanas.

Leia a tradução da publicação:

‘O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas à Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano.

Tais ataques são uma vergonha e estão muito aquém da dignidade das tradições democráticas do Brasil.

As declarações do presidente Trump são claras. Estaremos observando atentamente’.

Governo publica Lei da Reciprocidade Econômica

Presidente Lula — Foto: Ricardo Stuckert / PR

Presidente Lula — Foto: Ricardo Stuckert / PR

O governo Lula publicou nesta terça-feira (15) no Diário Oficial da União o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica após a polêmica com as tarifas ameaçadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O texto já havia sido assinado nessa terça (14).

O texto diz que a lei:

‘(…) estabelece critérios para suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira’.

A legislação não faz nenhuma referência direta aos Estados Unidos, mas estabelece diversas medidas em resposta a qualquer país ou bloco que realize ações econômicas contra o país.

O Brasil pode oferecer, segundo o texto, o mesmo tratamento contra cidadãos e governos estrangeiros conferidos contra o governo brasileiro. Isso vale desde questões econômicas até diplomacia.

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em abril e entra em vigor na data da publicação, ou seja, nesta terça (15), pelo governo federal.

LEIA TAMBÉM:

CBN

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus ( )