
Empresas americanas processam Alexandre De Moraes nos EUA por censura
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo de um processo judicial nos Estados Unidos, movido pela Trump Media, empresa do presidente americano Donald Trump, e pela plataforma de vídeos Rumble. A ação, protocolada nesta quarta-feira (19) no Tribunal Federal de Tampa, na Flórida, acusa Moraes de violar a soberania americana ao ordenar a remoção de conteúdos e contas de influenciadores brasileiros de direita das redes sociais. A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times.
Segundo o veículo, as empresas argumentam que a decisão do magistrado brasileiro infringiu a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão. Embora a Trump Media não tenha sido diretamente afetada pelas ordens do ministro, a empresa alega que depende da tecnologia da Rumble e, portanto, pode ser prejudicada pela remoção de perfis e conteúdos.
O processo afirma que o cumprimento da determinação de Moraes pelas plataformas configuraria uma violação da legislação americana, além de representar uma forma de censura ao discurso político dentro dos Estados Unidos. As empresas envolvidas buscam uma decisão judicial que impeça a aplicação das ordens do ministro em território americano.
Gazeta Brasil