Estadão afirma que Lula precisa pedir desculpas ao povo judeu

Estadão afirma que Lula precisa pedir desculpas ao povo judeu

Veículo voltou a comentar a fala do petista que comparou a guerra em Gaza ao Holocausto

O jornal O Estado de São Paulo voltou a comentar, nesta terça-feira (27), o imbróglio diplomático criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a declaração do petista que comparou o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza com o massacre de judeus pelos nazistas. Em um novo editorial, o veículo disse que o chefe do Executivo precisa pedir desculpas ao povo judeu.

– Lula pode até se recusar a se retratar perante o governo israelense, dada a grosseria com que foi tratado, mas ainda precisa pedir desculpas ao povo judeu. A um só tempo, Lula demonstraria grandeza e esvaziaria a crise. Mas a soberba parece falar mais alto – declarou o jornal.

No texto, intitulado Lula precisa se desculpar, o Estadão chamou a declaração de Lula de “repugnante” e afirmou que “nem a história deverá preservar o presidente do julgamento moral por ter ultrapassado a fronteira do antissemitismo e do desconhecimento dos fatos”. O periódico também disse que Lula ofendeu “todos os cidadãos de consciência justa e humanista”.

– Acostumado a enxergar o mundo segundo os estreitos limites de seu umbigo, e com a convicção de que é moralmente superior por se considerar a encarnação do “povo”, Lula pode achar que as reações críticas a ele se restringem a extremistas, direitistas, conspiradores, imperialistas do Norte e elites do Sul. Não. A lista de atingidos é muito mais extensa – ressaltou o Estadão.

Por fim, o veículo disse que a contrição de Lula “será o único modo de atenuar os efeitos de sua absurda declaração, mostrar que está genuinamente interessado na paz e se desculpar por uma comparação que, na prática, desmereceu o sofrimento de milhões de judeus, seus descendentes e todas as pessoas solidárias mundo afora”.

Por Pleno News

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )