FIAT SCUDO CARGO, vocação para substituir o KOMBI; VEJA VÍDEO

FIAT SCUDO CARGO, vocação para substituir o KOMBI; VEJA VÍDEO

A lacuna deixada pela saída de produção do VW Kombi em dezembro de 2013 ainda não foi preenchida, tanto em versatilidade quanto em variações de tipos de carroceria e aplicações que o Kombi teve durante anos. Sem contar o exitoso volume de vendas que utilitário sempre teve. Já apareceram alguns veículos tentando se posicionar nesse nicho do mercado, mas poucos tiveram sucesso e estiveram longe de ser unanimidade entre os consumidores.

A frente recebeu a grade superior com o grande emblema-logotipo da Fiat; iluminação halógena com luz de rodagem diurna incorporada ao conjunto óptico

A Peugeot e a Citroën, então marcas da  PSA Peugeot Citroën, apresentaram  21ª Fenatran, em 2017, o Peugeot Expert e o Citroën Jumpy, de mesma plataforma. Mas essas marcas nunca  tiveram aqui a capilaridade de canais de vendas que pudesse posicionar bem estes veículos no mercado. Hoje a situação é outra. Há o grupo Stellantis, formado em janeiro de 2021 com a fusão da PSA com a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), em que os executivos da forte marca Fiat viram a oportunidade de incorporar esse  veículo, produzido no Uruguai pela Nordex ao seu portfólio, renomeando-o com a marca  italiana.

Boa área nas laterais para ser utilizada como promoção da empresa

Com 1.935 mm de altura, o Fiat Scudo não tem dificuldades para acesso a garagens subterrâneas ou portões residenciais, e o peso bruto total de 3.225 kg permite que portadores de carteira de habilitação categoria B o dirijam, o que é uma grande ajuda aos pequenos comerciantes.

Versatilidade

O Fiat Scudo está disponível nas versões Cargo e Multi, podendo ser customizados para diversos tipos de aplicação, desde passageiros até cargas climatizadas como o testado.

Linha cargo pode ter multiplas finalidades
Linha Multi pode ser configurado para até 8 lugares
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Na Cargo, o compartimento de cargas possui 2,8 metros de comprimento e volume total de 6,1 m³. A porta lateral é deslizante, facilitando o carregamento e na traseira as duas portas simétricas tem abertura de até 180 graus, permitindo uso de empilhadeiras, deixando a tarefa mais fácil.

Configuração de abertura 180 graus da porta traseira facilita o carregamento com o uso de empilhadeira

O piso de carga é relativamente baixo, e permite uma eficiente distribuição de cargas no centro do veículo, o que ajuda na resposta dinâmica. A segurança dos valores transportados são garantidos pelo travamento central das portas por controle remoto ou de dentro da cabine.

Ampla abertura e bom volume
Versatilidade com a porta lateral deslizante
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Baixo custo operacional

A Fiat destaca o baixo custo operacional do veículo — TCO (Custo Total de Propriedade) — com uma ampla lista de itens de série. As rodas de aço são desprovidas de calotas e montadas com pneus 215/65R16. O controle de estabilidade auxilia a condução do veículo e o van vem com três bolsas infláveis para proteger os três ocupantes do banco dianteiro. Assistente de partida em aclives/declives, luzes de rodagem diurna (DRL), ar-condicionado, travamento central das portas, retrovisores elétricos e vidros elétricos com a função um-toque para descer/subir.

Controle de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade são outros itens de comodidade que complementam o ajuste de altura e distância do volante e o bom banco que possui ajuste de altura, apoio lombar e descansa-braço.

Detalhe do comando de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade

Para manter o TCO em evidencia na decisão de compra, a Fiat fixou o valor das três primeiras revisões em R$ 2.700 no total, e colocou uma cesta de produtos de primeira necessidade à disposição dos clientes com preço até 14% mais baixos que outros veículos dessa categoria. Ainda nesse quesito, o consumo de combustível homologado junto ao Inmetro é de 11,9 km/l na cidade e 12,4 km/l, na estrada.

No uso de uma semana obtive a média geral de 11,5 km/l sendo que no trecho de São Paulo a Campinas a 120 km/h a média foi de 14,5 km/l, o que resultaria num alcance de1.000 km com os 69 litros no tanque.

Espaço suficiente para as pernas com o posicionamento elevado da alavanca de câmbio

Motor e câmbio

Motor de 4 cilindros e 1,5-l turbodiesel está montado na transversal, com quatro válvulas por cilindro, injeção direta entrega a potência máxima de 120 cv a 3.750 rpm e torque máximo de 30,5 m·kgf a 1.750 rpm, tendo boa elasticidade para uso no dia a dia. Para atender os níveis de emissões do Proconve L7 o veículo vem equipado com tanque de 18,7 litros para ureia diluída (Arla 32), catalisador e filtro  de material particulado.

Motor turbodiesel é bem eficiente e silencioso

O câmbio manual de seis marchas à frente e uma à ré e a embreagem tem acionamento hidráulico, com o comando das marchas por cabo proporcionando engates suaves e precisos. O peso do pedal de embreagem é outra característica positiva do veículo, pois é leve e tem modulação bem progressiva. O assistente de partida em aclive evita ou desestimula o segurar o carro parado pelo motor, patinando a embreagem, procedimento altamente destrutivo para o sistema. A tração é nas rodas dianteiras.

Boa ergonomia provê fácil acesso aos comandos

O conjunto está bem calibrado para uso cidade e estrada, mas sempre tendo a preocupação de manter a rotação do motor acima de 1.500 rpm. Abaixo dessa marca a força do motor é praticamente inexistente, portanto, é necessário antecipar as trocas de marchas para se ter boas retomadas de velocidade em qualquer condição de uso.

Em termos de desempenho, o fabricante indica 0-100 km/h em 12,5 segundos e velocidade máxima de 160 km/h,

Distância entre eixos é longa deixando o veículo bem espichado

Suspensão e direção

O sistema de direção utiliza o conceito eletro-hidráulico onde uma bomba elétrica impulsiona a bomba hidráulica. Mesmo com esse conceito já considerado antiquado, o sistema permite boa dirigibilidade do veículo, apenas exigindo maior ângulo de esterço. A progressão de esforço indexado à velocidade não é tão pronunciada como nos modernos sistemas de assistência elétrica, mas ainda assim tem um bom compromisso de esforço e sensação de esterço. O diâmetro de giro é de 12,4 metros, considerado um bom resultado para um veículo com entre eixos de 3.275 mm.

Protetor em chapa de aço para motor e câmbio
Detalhe da suspensão dianteira
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Na dianteira utiliza o conceito McPherson de suspensão independente com braço de controle simples, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, porém a falta do batente hidráulico faz com que os ruídos de queda de roda sejam frequentes na condição de carro vazio.

Na traseira a suspensão também é do tipo independente com braço semiarrastado triangular e mola helicoidal montada sobre o braço da suspensão. O amortecedor é pressurizado e há também barra antirrolagem.

Visão geral da suspensão traseira independente
Detalhe da suspensão traseira e mola helicoidal
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A calibração da suspensão mostra bom equilíbrio de movimentação entre o eixo dianteiro e o traseiro, e apesar de não ter carregado o veículo totalmente, percebe-se que o ajuste está bem balanceado para as diferentes condições de carga. A estabilidade do veículo é outro ponto elogiável, assim como a suavidade de rodagem e boa absorção de impactos pelos pneus Pirelli Carrier.

Pneus bons para carga e não comprometem o conforto geral do veículo

Cabine

A acomodação de até três pessoas no banco dianteiro é facilitada pela montagem da alavanca de câmbio em extensão do painel de instrumentos, com isso permite espaço para os pés e pernas. O acesso aos comandos no painel de instrumentos também é facilitado pela sua distribuição e os acionamentos são todos mecânicos, inexistindo central multimídia ou outros requintes de veículos de passageiros.

Bancos revestidos em tecido e bom conforto no banco do motorista com ajuste de atura

O comando dos vidros elétricos e espelhos retrovisores posicionado no alto do painel de portas é outro destaque que facilita a operação, e a altura do descansa-braço na porta também traz comodidade para longas horas ao volante. Como itens de comodidade, os painéis de portas e painel de instrumentos são providos de generosos porta-objetos.

Porta objetos distribuídos por todos os lados

A visibilidade 360 graus é prejudicada pelo fechamento da cabine logo atrás dos bancos dianteiros, mas por outro lado os retrovisores externos proporcionam boa visibilidade traseira para condução. Nas manobras mais apertadas eu recorri à ajuda de uma pessoa externa, pois faltam sensores de distância na traseira para auxiliar o motorista.

Amplo espaço no painel de portas
Regulagem manual de altura do banco do motorista e revestimento do piso em plástico; na lateral encontra-se o bocal de enchimento de Arla 32
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conclusão

Se o Fiat Scudo conseguirá cair no gosto do público desse segmento e substituir definitivamente o VW Kombi em nosso mercado, somente o tempo irá nos responder, mas com certeza a capacidade de transportar até 1.500 kg de carga em uma cabine fechada é um diferenciador importante.

Tradicional foto AE

A Fiat tem uma ampla rede de concessionárias para distribuir esse novo produto e certamente o consumidor que procurar uma na busca de um veículo de carga para seu negócio terá o Fiat Scudo como uma opção a mais, ao lado das picapes Strada e Toro. E sem precisar partir para a grande Fiat Ducato que na versão Cargo comporta até 13 m3, o dobro do Scudo.

GB

FICHA TÉCNICA FIAT SCUDO CARGO 2023
MOTOR A COMBUSTÃO
Designação1,5 Turbo Diesel BlueHDI
Tipo4-cilindros, transversal, turbocarregador com interresfriador, cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, correia dentada, injeção direta, Diesel
Cilindrada (cm³)1.499
Diâmetro e curso (mm)75 x 84,8
Taxa de compressão (:1)16,5
Potência  (cv/rpm)120/3.750
Torque (m·kgf/rpm)30,5/1.750
Densidade de potência (cv/L)80
Densidade de torque (m·kgf/L)20,3
TRANSMISSÃO
TipoCâmbio manual de seis marchas à frente e uma a rè, tração dianteira
SUSPENSÃO
DianteiraIndependente, McPherson, braço de controle simples, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
TraseiraIndependente, braço triangular arrastado, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
TipoPinhão e cremalheira, eletro-hidráulica, indexada à velocidade
Voltas entre batentes3
Diâmetro do aro do volante (mm)370
Diâmetro mínimo  de giro (m)12,4
FREIOS
Dianteiros (Ø mm)Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm)Disco/n.d.
ControleABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de  emergência
Freio de estacionamento+-Manual por alavanca
RODAS E PNEUS
RodasAço estampado 7J x 16
Pneus215/65R16
Estepe215/65R16
CARROCERIAMonobloco em aço, duas portas, porta lateral deslizante, porta traseira dupla, três lugares, subchassi dianteiro
CAPACIDADES
Salão de carga (m³)6,1
Tanque de combustível69
PESOS (kg)
Em ordem de marcha1.725 (Multi 1.714)
Bruto total3.225 (Multi 3.214)
Carga útil1.500
DIMENSÕES (mm)
Comprimento5.309
Largura sem/com espelhos1.920 / n.d.
Altura1.935
Distância entre eixos3.275
Distância mínima do solon.d.
Bitola dianteira/traseiran.d./n.d.
Ângulos de entrada/saída (º)n.d./n.d.
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s)12,5
Velocidade máxima (km/h)160
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l)12,4
Estrada (km/l)11,9
GARANTIA
Termo (anos)3
CONTEÚDO DO FIAT SCUDO CARGO 2023
Ar-condicionado
Assistente de partida em aclive
Banco do motorista com ajuste de altura
Bolsas infláveis frontais (3)
Controle de cruzeiro
Descana-braço central para o banco do motorista
Faróis de neblina
Faróis, luzes de rodagem diurna
Limitador de velocidade
Travamento central das portas com controle remoto na chave
Vidros das 2 janelas com acionamento elétrico um-toque descida e subida
Volante com ajuste de altura e distância

Assista ao vídeo da avaliação do novo Fiat Scudo versão Cargo, assim além de você ter mais informação, estará colaborando para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE.

ASSISTA O VÍDEO:

Por autoentusiastas

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )