Foro de São Paulo enaltece ditaduras comunistas e ataca os Estados Unidos

Foro de São Paulo enaltece ditaduras comunistas e ataca os Estados Unidos

Grupo de esquerda da América Latina atribui ações negativas aos norte-americanos e elogia ‘postura benigna’ dos chineses

O Foro de São Paulo, grupo composto de organizações de esquerda da América Latina, divulgou um documento no qual ataca os Estados Unidos e elogia países ditatoriais de esquerda, como China, Cuba e Venezuela. A organização divulgou o material na quinta-feira 15.

No documento de 24 páginas, são atribuídas ações negativas aos norte-americanos — na América Latina e em outras regiões. Para o Foro, os EUA desejam “reverter seu declínio e recuperar seu antigo status hegemônico”, o que representaria “uma ameaça fundamental à soberania, ao desenvolvimento e à justiça social dos povos da América Latina”.

O documento do Foro estabelece uma conexão entre os partidos de direita latino-americanos e os EUA. O grupo não cita, por exemplo, que o atual presidente norte-americano, Joe Biden, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.

Segundo o texto, a direita atua em defesa “de seus interesses convergentes com o capital transnacional, sob a hegemonia do governo dos Estados Unidos, com o objetivo principal de manter o controle dos recursos naturais da região”.

China é elogiada no encontro do Foro de São Paulo

China Centro da Terra
Xi Jinping, presidente da China | Foto: Reprodução/Xinhua

Os membros do Foro de São Paulo consideram a China uma nação benigna. Dizem que Pequim representa um fator de estabilidade e equilíbrio para a América Latina e o Caribe, por meio da defesa dos princípios do Direito Internacional e da não ingerência.

O documento diz ainda que a diplomacia chinesa tem avançado no mundo e aumentado sua influência para a paz.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )