Governo Lula manda Caixa suspender cobrança do Pix

Governo Lula manda Caixa suspender cobrança do Pix

Banco havia anunciado que iria cobrar movimentações feitas por pessoas jurídicas

O governo Lula determinou que a Caixa Econômica Federal mude de ideia em relação à cobrança de taxa no Pix. De acordo com as informações, o Palácio do Planalto mandou, na tarde de terça-feira, 20, o banco desistir desse tipo de taxação.

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, confirmou o pedido feito pelo presidente da República, que embarcou para mais uma viagem internacional na segunda-feira 19. Na Europa, o petista vai passar por Itália, França e Vaticano.

Segundo Costa, o assunto sobre a Caixa passar a cobrar — ou não — transferências via Pix de pessoas jurídicas será discutido quando Lula estiver de volta ao Brasil.

“Foi pedido que suspendesse temporariamente até o presidente estar de volta semana que vem”, disse Costa, conforme informações do site G1. “Vamos aguardar o retorno do presidente para avaliar essa medida”, explicou o titular da Casa Civil, que confirmou: “o presidente que pediu” a suspensão da media anteriormente anunciada pela Caixa.

Costa afirmou ainda que conversou com a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano. De acordo com o ministro, a executiva ficou surpresa com a repercussão do caso. “Ela não esperava que tivesse esse alcance, essa repercussão, a definição da Caixa em acompanhar os outros bancos”, disse o aliado de Lula.

Governo Lula faz Caixa suspender taxação do Pix

caixa pix
A Caixa vai cobrar por pix de empresas a partir do dia 19 de julho | Foto: Beatriz Cardoso/Revista Oeste

Decisão por ora suspensa a mando do governo Lula, a Caixa Econômica Federal tinha anunciado que começaria a cobrar taxa por transferências via Pix por parte de pessoas jurídicas, ou seja, empresas. A cobrança seria posta em prática a partir de 19 de junho, mas não valeria para Microempreendedores Individuais (MEI).

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )