Governo Lula: produção industrial começa o ano no negativo

Governo Lula: produção industrial começa o ano no negativo

Dos 3 primeiros meses, 2 foram marcados por queda

Monitorando a produção do setor, os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) continuam negativos em março, para o acumulado do ano. O trimestre marca o início do governo Lula 3. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados nesta quarta-feira 10.

Em março, até houve crescimento em relação ao mês anterior (1,1%), mas foi o primeiro resultado positivo, na comparação mensal, conforme as informações do IBGE. Em janeiro, o indicador fechou em -0,2% e, em fevereiro, o registro ficou em -0,3%. Com dois meses seguidos de queda e apenas um de alta, a produção industrial, de acordo com o PIM, ficou negativa 0,4%, no acumulado do primeiro trimestre.

“Os dois primeiros meses de 2023 foram marcados por queda, embora não tivessem disseminação do resultado negativo entre as atividades”, disse André Macedo, gerente da Pesquisa. “Em março, a maior parte das atividades também ficou no campo positivo e a indústria marcou um crescimento que não era visto desde outubro do ano passado (1,3%). Então há uma melhora do comportamento da produção industrial, especialmente considerando esse crescimento de magnitude mais elevada. Contudo, o especialista deixa claro que o setor “ainda está longe de recuperar as perdas do passado recente.”

De acordo com o IBGE, o instituto elabora indicadores sobre a produção industrial desde 1970.  Eles monitoraram tanto as indústrias de transformação quanto de extração.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )