João Pessoa: a “Porta do Sol” que se abre cada vez mais para turistas

João Pessoa: a “Porta do Sol” que se abre cada vez mais para turistas

A capital paraibana, apesar de menos famosa que as vizinhas, tem atrativos de sobra para surpreender os visitantes

A “Porta do Sol” que se abre mais cedo para receber o astro-rei e nunca se fecha para os turistas. Quem passa por ela se surpreende e, diga-se de passagem, sempre quer voltar. Esta é João Pessoa que ganhou este apelido por contar com a Ponta do Seixas, ponto mais oriental do continente americano. Apesar de ter o privilégio de ser o lugar onde o sol nasce primeiro, nem sempre a capital paraibana é vista entre os primeiros destinos eleitos para viajar no Nordeste. Uma pena porque Jampa, como é carinhosamente chamada, tem muito o que se conhecer e muito pra surpreender, como já foi falado.

Motivos para isso não faltam. João Pessoa é a terceira capital mais antiga do Brasil, já foi conhecida como uma das mais verdes do mundo, e exibe 24 quilômetros de um litoral lindo com águas azul-turqueza, além de um centro histórico muito bem preservado. A proximidade com outras capitais, se situando no meio do caminho entre Recife e Natal, também facilita não só a passagem como a permanência de turistas mesmo. E apesar de ser uma capital ela se difere das vizinhas por ter um ar mais pacato e tranquilo. João Pessoa convida a desacelerar e ficar.

Quem fica sempre tem algo a legal a fazer. Quem curte história pode optar pelo city-tour por alguns pontos como Hotel Globo, Paço Municipal e Farol do Cabo Branco, entre muitos outros (vale a visita também no Forte de Santa Catarina que fica em Cabedelo).

Já os fãs de praias vão se esbaldar com ótimas opções e em algumas os atrativos não estão apenas na orla e sim no mar em si. É caso da Praia do Seixas, onde bem em frente ficam as famosas piscinas naturais. Um passeio de catamarã da Luck (a equipe de reportagem fez todos os passeios com a empresa) leva você para um delicioso banho neste pequeno paraíso marítimo. 

Outra joia do mar paraibano é a Ilha Vermelha, um banco de areia que atrai muita gente também.

Ainda falando do litoral não deixe de fazer o roteiro pelo Litoral Sul na Costa do Conde que contempla 7 belas praias em cerca de 20 quilômetros.

Entre elas, a bela praia de coqueirinho.

Na praia de Tabatinga é possível fazer o inusitado passeio de Penélope Charmosa, uma jardineira rosa com um guia vestido como a personagem de desenho animado.

Mas o ponto alto do roteiro pelo Conde é mesmo a parada na tão falada Praia de Tambaba, a primeira naturista do Nordeste.

Para os adeptos ou curiosos, uma rara oportunidade de poder tomar um banho de praia como se veio ao mundo.

Por falar em praia, uma das mais famosas de João Pessoa nem praia de verdade é.

Estamos falando da Praia do Jacaré que é fluvial por beirar o Rio Paraíba e se tornou conhecida como um dos pores do sol mais bonitos da Paraíba. 

No local todo fim de tarde o músico Jurandy do Sax navega um barco executando o clássico Bolero de Ravel.

Um espetáculo lindo e imperdível que pode ser assistido da orla ou à bordo dos catamarãs.

Não podemos terminar essa reportagem sem falar da rica culinária paraibana.

Ela pode ser apreciada em diversos pontos, entre eles alguns visitados pela reportagem como o restaurante Kuara, em Tabatinga, e o Gigante do Mar, em Cabedelo.

Neste último local, inclusive, vale a visita também ao badalado Lovina que é uma espécie de restaurante misturado com beach club bem animado com música ao vivo.

Na noite pessoense não deixe ir conhecer o recente, mas já conceituado Sky Bar, o bar mais alto do Brasil com vista pro mar com 145 metros e um lindo visual de por do sol.

Não deixe de subir até o mirante do prédio, com uma visão espetacular de João Pessoa.

A cidade também é muito bem servida em hospedagem e ficamos hospedado no Hotel Happy, em Manaíra que fica muito bem localizado de frente para o mar. Pelo pouco que mostramos aqui já deu pra ver que João Pessoa, de fato, tem muito a surpreender.

Por Leonardo Vasconcelos

FOTO: Thiago Ferreira da Costa / Secretaria de Turismo de João Pessoa / Divulgação
CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )