Lewandowski toma posse como ministro efetivo do TSE

Lewandowski toma posse como ministro efetivo do TSE

Essa é a segunda passagem do ministro pela Justiça Eleitoral

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski tomou posse nesta terça-feira, 8, como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O magistrado ocupou o lugar deixado por Luís Roberto Barroso, que encerrou o mandato de quatro anos na Corte Eleitoral. O tribunal é composto de sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados.

Essa é a segunda passagem de Lewandowski pela Justiça Eleitoral, pois em mandato anterior já foi presidente do TSE e esteve à frente das eleições de 2010, quando a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi eleita.

Ao dar posse ao ministro, o atual presidente da Corte, Luiz Edson Fachin, disse que o colega é “impávido” na defesa “da integridade do processo eletrônico de votação e totalização de votos adotada pela Justiça Eleitoral há mais de 25 anos”.

Posse do ministro Ricardo Lewandowski no TSE | Foto: Antonio Augusto/secom/TSE

“A República Federativa do Brasil é afortunada porque seus filhos não lhe fogem à luta, e o ministro Ricardo Lewandowski é exemplo inigualável disso”finalizou Fachin.

Estiveram presentes na solenidade virtual, além dos ministros da Corte Eleitoral, outras autoridades, como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, e o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras.

Por causa da pandemia, a cerimônia de posse teve restrições e ocorreu de forma virtual. No plenário, estavam apenas ministros e servidores do tribunal.

Lewandowski tem 73 anos e foi nomeado para o Supremo pelo ex-presidente Lula (PT), em 2006.

Ele formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )