Médicos pelo Brasil: 1700 aprovados serão convocados até o final de abril

Médicos pelo Brasil: 1700 aprovados serão convocados até o final de abril

Dos candidatos que compareceram às provas, foram aprovados 8.518 para as 4.652 vagas disponibilizadas inicialmente

A Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), divulgou no 05 de abril o resultado final do processo seletivo do Programa Médicos pelo Brasil, que teve 16.357 médicos inscritos.

Dos candidatos que compareceram às provas, foram aprovados 8.518 para as 4.652 vagas disponibilizadas inicialmente.

Os primeiros 529 aprovados já foram convocados a apresentar a documentação. Até o final de abril, outros 1200 candidatos aprovados serão convocados.

Os demais chamamentos acontecerão ao longo do ano de 2022, considerando a disponibilidade de vagas indicadas pelos gestores municipais de saúde e pelo Ministério da Saúde. 

“Identificamos que a classe médica está bastante satisfeita, com boas expectativas em relação às entregas do programa. Então, para nós (da ADAPS) está sendo uma grande conquista”, ressaltou o presidente da Adaps, Alexandre Pozza.

O programa está contemplando 1.911 municípios e 26 Distritos Sanitários Indígenas integrantes de 114 macrorregiões de saúde das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Médicos tutores e médicos bolsistas

Dos 16.357 inscritos no certame, 1.872 eram candidatos às vagas de médicos tutores e 14.485 às vagas de médicos bolsistas. Já dos 8.518 aprovados, 724 são médicos tutores e 7.794, médicos bolsistas. A maior parte dos aprovados, tanto a tutor quanto a bolsitas, são da região Nordeste, com 342 e 2.287 respectivamente. As convocações foram iniciadas no dia 6 de abril.

Próximas etapas

Os candidatos classificados e convocados deverão acessar o meio de admissão digital a ser indicado no ato da convocação, e enviar os documentos que comprovem os requisitos para a contratação, conforme item 13.4 da Retificação nº 03 do Edital, em cinco dias corridos a partir da convocação.

Após a etapa de envio e validação de documentação, o candidato será informado sobre o local de apresentação no município e terá um prazo de mais sete dias úteis para apresentar-se na localidade. A lista de editais e publicações oficiais do processo seletivo estão disponíveis no site da banca examinadora.

Das 4.652 vagas disponíveis, 595 são para tutores médicos e 4.057 são para médicos bolsistas.

Todos os aprovados serão convocados?

Os médicos devem aguardar contato digital da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), responsável pelo programa, uma vez que a convocação depende da disponibilidade da vaga e ocorrerá em lotes, de acordo com a necessidade dos municípios e as orientações do Ministério da Saúde.

Com informações do Ministério da Saúde e da Adaps

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (1 )