Militares da Argentina chegam ao Brasil para ajuda humanitária no Rio Grande do Sul

Militares da Argentina chegam ao Brasil para ajuda humanitária no Rio Grande do Sul

As inundações no Rio Grande do Sul já causaram a perda de 145 vidas. De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual divulgado no domingo (12), há 538.743 desalojados

O governo argentino emitiu uma resolução, nesta segunda-feira (13), para coordenar uma ação conjunta de proteção civil, visando fornecer auxílio humanitário ao Estado do Rio Grande do Sul. 

A medida foi tomada em resposta a uma solicitação do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB). Conforme o documento oficial, os Capacetes Brancos, entidade governamental argentina encarregada de coordenar a assistência humanitária internacional, foram autorizados a colaborar com o Rio Grande do Sul nas operações de resgate, logística e gestão de abrigos.

As inundações no Rio Grande do Sul já causaram a perda de 145 vidas. De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual divulgado no domingo (12), há 538.743 desalojados, 132 pessoas desaparecidas e 806 feridos. Ao todo, 2,1 milhões de habitantes e 447 municípios foram afetados, com 81.200 pessoas buscando abrigo.

A resolução do governo argentino menciona que o comandante operacional das Forças Armadas argentinas estabeleceu contato oficial com o comandante do Comando Sul do Exército Brasileiro, o general de Exército Hertz Pires do Nascimento, para coordenar os esforços. 

O militar brasileiro formalizou o tipo inicial de ajuda a ser fornecida. O documento autoriza a mobilização de militares argentinos para prestar assistência humanitária no Rio Grande do Sul. “Os chefes do Estado-Maior General das Forças serão instruídos a recrutar e disponibilizar o pessoal e os meios necessários à execução da operação”, diz a resolução.

Por BSM

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )