
Mistério no ar: Cargueiro militar russo pousa em Brasília, faz escalas na Bolívia e Colômbia e segue para Venezuela
Avião russo sancionado pelos EUA pousa em Brasília e segue para Venezuela após escalas na Bolívia e Colômbia
Um cargueiro militar russo Ilyushin IL-76, operado pela empresa Aviacon Zitotrans — alvo de sanções dos Estados Unidos desde 2023 —, esteve no Brasil por três dias e seguiu para Caracas, na Venezuela. A aeronave, de matrícula RA-78765, chegou a Brasília no domingo (10/8) e deixou o país na quarta-feira (13/8), sem que a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgasse informações sobre a carga transportada.
De acordo com o site FlightRadar, após decolar do Aeroporto Internacional de Brasília, o IL-76 fez escalas em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e Bogotá, na Colômbia, antes de pousar nesta quinta-feira (14/8) na capital venezuelana. O cargueiro é acusado por Washington de transportar armamentos para o regime de Nicolás Maduro.
A Aviacon Zitotrans foi sancionada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos EUA por realizar voos de transporte de cargas estratégicas para países aliados da Rússia. Apesar da permanência na Base Aérea de Brasília, a FAB informou que apenas o operador do voo tem conhecimento do material transportado, negando que a visita tenha feito parte de alguma operação militar conjunta com o Brasil.
O histórico de deslocamentos de aeronaves russas na região indica que, após a parada em Caracas, o IL-76 pode seguir para Cuba ou retornar diretamente a Moscou.
Até o momento, não houve posicionamento oficial sobre a natureza da missão ou o motivo da escala em território brasileiro.
Leia também:
Com informações direitaonline
Redação