“Não há mais ministros do STF. Há apenas 11 políticos sentados”

“Não há mais ministros do STF. Há apenas 11 políticos sentados”

Parlamentar destacou a omissão de Nunes Marques e André Mendonça diante das ações de Moraes

Em entrevista exclusiva ao Pleno.News na última segunda-feira (18), o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) criticou a omissão dos ministros que compõem o Supremo Tribunal Federal (STF) diante das transgressões de Alexandre de Moraes. Na ocasião, o parlamentar destacou a postura dos magistrados da Suprema Corte que foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem se depositou expectativa de reação às arbitrariedades.

Objetivo em suas respostas, van Hattem afirmou que “há um interesse da atual composição do Supremo Tribunal Federal, da sua unanimidade, infelizmente, de proteger esse governo”.

– Por que eu digo unanimidade? Porque, lamentavelmente, nós tivemos também duas indicações de ministro do Supremo Tribunal Federal do governo passado e esses dois ministros até o momento não têm se pronunciado contra os abusos de autoridade do STF, em particular o ministro Alexandre de Moraes – apontou.

O deputado não apenas sugeriu, mas citou nominalmente ambos os ministros, expondo suas condutas dissonantes ao que era esperado. Em sua fala, o congressista atribui responsabilidade imediata ao colegiado pelos excessos praticados por Alexandre de Moraes, à revelia de seus pares.

– Eu faço questão de dizer que se Kassio Nunes, André Mendonça ou qualquer um dos outros oito ministros fosse à mídia, da forma como Alexandre de Moraes vai, para dizer o contrário do que ele diz ou pelo menos dizer que o que ele está fazendo é abusivo, é inconstitucional, ele certamente não teria toda essa liberdade que está hoje tendo para fazer o que faz – disparou.

Para Marcel van Hattem, todos os demais ministros do STF defendem os interesses anticonstitucionais de Moraes, seja por ação ou omissão.

– Está faltando atitude dos outros ministros do Supremo e, infelizmente, aquilo que nós vimos durante a Prússia, que era o moleiro que encarou o então monarca dizendo: “Ainda há juízes em Berlim, você não vai construir sobre o meu terreno”. No Brasil, neste momento, eu diria: “Espero que mude em breve”; [mas] não há mais ministros do Supremo Tribunal Federal. Há apenas 11 políticos sentados ali e defendendo todos eles, os demais dez, as atitudes de Alexandre de Moraes por ação ou por omissão.

Assista:

Por Pleno News

CATEGORIAS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )