Para conter inflação, 58 países elevam taxas de juros

Para conter inflação, 58 países elevam taxas de juros

Ucrânia e Argentina tiveram os maiores aumentos deste ano

Levantamento do portal Country Economy, que coleta informações econômicas e demográficas de todas as nações do mundo, revela que 58, entre 64 países, aumentaram suas taxas de juros em 2022. A Ucrânia, em guerra com a Rússia desde fevereiro, registrou o maior aumento: as taxas de juros no país subiram 16% e, agora, estão em 25% ao ano.

A Argentina, mergulhada em uma crise econômica cuja inflação galopante pode passar dos 100% até o fim do ano, está em segundo lugar no ranking, com aumento de 14% neste ano. A taxa do país latino é a segunda maior do mundo, 52%, atrás apenas da Venezuela, com taxa anual de juros de 57,4%

Na lista dos maiores aumentos das taxas de juros em 2022, segue a Moldávia, que elevou a taxa em 12%. O Brasil ocupa a 13ª posição na lista: os reajustes neste ano no país foram de quatro pontos porcentuais e elevaram a Selic de 9,25% para 13,25%, a décima maior taxa de juros do mundo.

Os Estados Unidos aumentaram a taxa em 1,75% neste ano Na China, houve redução da taxa de juros. Na União Europeia, a taxa de juros foi elevada pela primeira vez desde 2011, passando de -0,5% para 0%.

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )