Petistas esbravejam contra manutenção de juros em 13,75%

Petistas esbravejam contra manutenção de juros em 13,75%

Ministro do Trabalho e Gleisi Hoffmann defenderam a saída de Roberto Campos Neto da presidência do Banco Central

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, tomada na quarta-feira 3, fez com que integrantes do governo e a cúpula do PT voltassem a atacar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, quer a saída de Campos Neto do cargo para o qual foi indicado no governo de Jair Bolsonaro e cujo mandato, estabelecido na lei de autonomia do Banco Central, vai até dezembro de 2024. Ele não pode ser demitido, a não ser “por comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos” do BC, que teria de ser chancelado pela maioria absoluta do Senado.

Para Marinho, o mandato de Campos Neto pode terminar antes da hora. “Quem tem mandato pode perder. O Senado tem que assumir a responsabilidade e pode muito bem convocá-lo”, disse Marinho. “Não é possível que o presidente do Banco Central não tenha nenhum órgão de controle ao qual obedeça. O Copom é um ser invisível? Não tem de dar satisfação para ninguém?”, questionou.

Presidente do PT também criticou taxa de juros

gleisi hoffmann -sergio-silva-2 - mst - pt
Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT | Foto: Divulgação

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, engrossou as críticas. “Quanto já custou ao país o negacionismo econômico de Campos Neto? Quantos empregos, empresas falidas, famílias destruídas?”

No ato de 1º de Maio, em São Paulo, o presidente Lula fez novas críticas à alta taxa de juros. “Não podemos viver em um País onde a taxa de juros não controla a inflação. Ela controla, na verdade, o desemprego, porque ela é responsável por uma parte da situação que vivemos hoje.”

Desde o início do governo, Lula e aliados têm atacado frequentemente o presidente do BC para pressionar o Copom a reduzir a Selic. Na reunião de quarta-feira, a sexta vez consecutiva que a taxa foi mantida. Como a inflação ainda dá sinais de alta, a autoridade monetária considera fundamental manter a taxa de juros.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )