Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 16 pessoas
O caso vai para o Ministério Público Federal que decidirá se apresenta denúncia ou não à justiça
A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 16 pessoas por associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações relacionados à vacinação contra Covid-19. Aparecem na lista da PF o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ).
Agora, o caso vai para o Ministério Público Federal que decidirá se apresenta denúncia ou não à justiça. Os crimes preveem, respectivamente, penas de 1 a 3 anos de detenção e 2 a 12 anos.
Bolsonaro é suspeito de ter se beneficiado do uso de informações falsas em seus dados de vacinação. A CGU (Controladoria-Geral da União) concluiu que a imunização contra a Covid-19 que consta do cartão de vacinação do ex-presidente não ocorreu.
O registro aponta que Bolsonaro teria se vacinado no dia 19 de julho de 2021, em São Paulo. A CGU contesta a informação, já que na data o ex-presidente não estava na capital paulista..
O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, criticou a divulgação do indiciamento em uma rede social. “Vazamentos continuam aos montes, ou melhor aos litros. É lamentável quando a autoridade usa a imprensa para comunicar ato formal que logicamente deveria ter revestimento técnico e procedimental ao invés de midiático e parcial”, publicou.
Além da suposta fraude no cartão de vacina, Bolsonaro ainda enfrenta outros inquéritos no Supremo Tribunal Federal que investigam tentativa de golpe, venda de joias, participação no 8 de janeiro, interferência na PF, atuação na pandemia e divulgação de investigação sigilosa sobre ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral.
Veja a lista dos demais indiciados:
Mauro Cid;
Gabriela Santiago Cid;
Gutemberg Reis de Oliveira;
Eduardo Crespo Alves;
Paulo Sérgio da Costa Ferreira;
Luis Marcos dos Reis;
Farley Vinicius Alcântara;
Ailton Gonçalves Barros, ex-major do Exército;
Marcelo Fernandes Holanda;
Camila Paulino Alves Soares;
João Carlos de Sousa Brecha;
Marcelo Costa Câmara;
Max Guilherme Machado de Moura;
Sergio Rocha Cordeiro;
Cláudia Helena Acosta Rodrigues da Silva;
Célia Serrano da Silva.
O Bastidor
Foto: Danilo Verpa/Folhapress