Polícia Federal investiga setor de combustíveis

Polícia Federal investiga setor de combustíveis

O Ministério da Justiça determinou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para investigar a atuação do crime organizado no setor de combustíveis. O foco da medida, anunciada pelo ministro Ricardo Lewandowski, é combater cartéis e a infiltração criminosa na distribuição dos produtos.

Segundo o ministro, grupos criminosos usam postos de combustíveis para lavagem de dinheiro e outras práticas ilegais. Estima-se que mais de mil estabelecimentos estejam sob controle dessas organizações, o que compromete a livre concorrência, afeta preços e prejudica consumidores.

Um dos exemplos de suspeita de infiltração criminosa no setor é a Copape, investigada pelo Ministério Público de São Paulo por suspeita de ligação com o PCC, uma das maiores facções criminosas do país.

Será criado um subgrupo permanente de inteligência, que reunirá órgãos federais e especialistas para troca de informações estratégicas. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) participará da iniciativa para coibir a prática de cartel e outros crimes econômicos.

As medidas fazem parte do trabalho do Núcleo de Combate ao Crime Organizado, criado pelo Ministério da Justiça em janeiro. O grupo atua na coleta e análise de informações sobre organizações criminosas.

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )