Prefeitura de BH gasta com publicidade no interior de Minas: “BH 124 anos”

Prefeitura de BH gasta com publicidade no interior de Minas: “BH 124 anos”

Marcela Trópia (Novo) quer saber o motivo da PBH ter divulgado em cidades do interior a campanha publicitária “BH 124 anos”, em comemoração ao aniversário da capital

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Belo Horizonte pediu informações à Prefeitura de Belo Horizonte sobre a campanha publicitária “BH 124 anos”, em comemoração ao aniversário da capital. De autoria da vereadora Marcela Trópia (Novo), o requerimento foi motivado por uma possível divulgação da campanha em cidades do interior de Minas.

No pedido, a parlamentar questiona dados como agência contratada e recursos empenhados. A solicitação foi destinada ao prefeito Alexandre Kalil e à secretária municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Adriana Branco Cerqueira, e aprovada na comissão no fim do ano passado. A PBH tem 30 dias úteis para o envio das respostas.

“Eu recebi a denúncia de diferentes pessoas que estavam em viagem no interior do Estado e assistiram a uma propaganda da Prefeitura de Belo Horizonte incentivando a retomada do turismo. O que é estranho, pois o prefeito há poucas semanas disse que a Prefeitura não apoiaria Carnaval em 2022”, justificou a vereadora ao Aparte.

Segundo Marcela Trópia, uma pessoa da Zona da Mata enviou a ela gravações da campanha veiculada na televisão. 
“O requerimento de informação que protocolei questiona justamente em quais municípios a propaganda foi veiculada e quanto foi gasto nessa campanha publicitária”, afirmou.

Ainda de acordo com a vereadora, ela busca saber se houve gasto desnecessário e indevido com publicidade, embora admita que a campanha foi feita “no limite da lei.” 

“O vídeo foi feito no limite da lei, mas claramente é uma tentativa de melhorar a imagem da cidade para o interior do Estado. Mas os moradores de Belo Horizonte sabem a realidade da gestão do Kalil: milhares de comércios falidos, uma crescente população em situação de rua, sem contar os estragos das chuvas que viraram uma constante na cidade”, destacou a parlamentar.

No requerimento, além do gasto e quais municípios a campanha foi divulgada, a vereadora também indagou a PBH sobre a empresa fornecedora de publicidade da Prefeitura de Belo Horizonte que realizou a campanha, o critério de seleção de canais de divulgação e o público alvo da campanha. 

Procurada pelo  Aparte, a PBH respondeu que a campanha, além de sensibilizar a população local sobre a importância da atividade turística, foi pensada também com objetivo de atrair turistas potenciais do Estado. 

“Portanto, só faz sentido que uma campanha com esses objetivos (atrair turistas e promover Belo Horizonte enquanto destino de viagem) seja veiculada em outras praças”, destacou a nota enviada pela PBH. 

Quanto aos valores empenhados na campanha, a PBH informou que os dados serão passados para a Comissão e estarão disponíveis no Portal da Transparência

Por OTempo

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