Primeira fábrica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical da Eve será no Brasil, em planta da Embraer

Primeira fábrica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical da Eve será no Brasil, em planta da Embraer

Subsidiária de mobilidade urbana da Embraer vai produzir em Taubaté (SP) as suas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL)

Eve Air Mobility, subsidiária de mobilidade urbana da Embraer (EMBR3), anunciou nesta quinta-feira (20) que sua primeira fábrica para produzir aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) será no Brasil, na cidade de Taubaté (SP).

A linha de produção ficará dentro de uma unidade da Embraer na cidade, entre as rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), em uma área a ser ampliada. A empresa ressalta, no entanto, que a planta ainda está sujeita à aprovação final das autoridades.

Procurada pelo InfoMoney, a Eve não informou quando a planta deve entrar em operação nem qual deve ser a sua capacidade de produção. A empresa confirma apenas que o primeiro protótipo do eVTOL deve começar a ser montado neste semestre; os testes devem ocorrer em 2024; e as primeiras entregas e a entrada em serviço estão programadas para 2026.

Os eVTOLs vão funcionar como um helicóptero 100% elétrico e silencioso, para deslocamentos em áreas urbanas, e têm o potencial de mudar o deslocamento de pessoas em grandes cidades. No momento há uma “corrida” de diversas empresas e startups para desenvolvê-los e produzi-los em larga escala.

A Embraer entrou na corrida por meio da Eve, e em maio do ano passado a subsidiária abriu capital na Nyse (New York Stock Exchange), listada com os tickers EVEX e EVEXW, após a fusão com um SPAC (uma “empresa de cheque em branco”) chamada Zanite. A aeronave da empresa deve ter autonomia de voo de 100 km (60 milhas).

Listada na B3 e também na Nyse, a Embraer é a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, atrás apenas da Airbus e da Boeing (BOEI34), e líder no segmento até 150 passageiros. Ela também atua na aviação executiva, com os jatos Phenom e ‎Praetor, e em defesa e segurança, com o cargueiro C-390 Millennium e a avião de ataque leve e treinamento A-29 Super Tucano.

Por Infomoney

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )