PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 04 DE MAIO

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 04 DE MAIO

MANTIDOS JUROS DE 13,75% — Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central manteve a taxa SELIC, juros básicos da economia no Brasil, em 13,75% ao ano. Não valeram as pressões do Governo Federal pela redução desse percentual. No relatório divulgado, o BC afirma: “O ambiente externo se mantém adverso. Os episódios envolvendo bancos no exterior têm elevado a incerteza, mas com contágio limitado sobre as condições financeiras até o momento, requerendo contínuo monitoramento”, destaca o comunicado divulgado pelo Banco Central.

JUROS NOS EUA — Federal Reserve (FED), banco central dos Estados Unidos, aumentou os juros do país em 0,25 ponto percentual (p.p.), para uma faixa de 5% a 5,25%. É a 10ª alta consecutiva e marca o maior nível das taxas desde 2007. O relatório divulgado deixa aberta a possibilidade de novos aumentos dos juros.

SANEAMENTO — Por 295 votos contra 136, a Câmara dos Deputados rejeitou propostas do Governo Federal no Marco do Saneamento. A reação a dois decretos presidenciais surgiu por dois motivos: pela avaliação de que está sendo desrespeitado o texto do Marco Legal do Saneamento, em vigor desde 2020, e pela “segunda chance” dada às empresas públicas de saneamento. O Governo tenta permitir a dispensa de licitação para empresas estatais de saneamento nos estados, o que provocaria um desequilíbrio na competição no mercado, segundo foi discutido ontem na Câmara.

CENSO — IBGE informa que os dados definitivos de população do Censo Demográficos serão divulgados, impreterivelmente, em 28 de junho. Os trabalhos de pesquisa de campo terminam no fim deste mês.

PIB — Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 2,5% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Na comparação com fevereiro do ano passado, o crescimento chegou a 2,7%. O crescimento da economia em fevereiro deveu-se, principalmente, à atividade agropecuária. A indústria e os serviços também cresceram, ainda que de forma mais moderada.

BANCOS — Orçamento dos bancos destinado à tecnologia, englobando despesas e investimentos, deverá atingir neste ano R$ 45,1 bilhões, com avanço de 29% em relação ao ano passado. É compreensível, diante do aumento da automação e do crescimento do PIX. Dados são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023.

AGENDA — Presidente Lula empossa às 9h de hoje o novo Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Marcos Amaro, no Palácio do Planalto. Às 10h, preside a Sessão Inaugural do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), no Itamaraty, composto por representantes do Governo e da sociedade civil. Às 18h, Lula viaja para Londres, onde participa no sábado da posse do Rei Charles.

ECONOMIA — Dólar caiu ontem 1,08%, para R$ 4,99 Índice IBOVESPA caiu 0,13%, para 101.797 pontos.

Por Abracaf News

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )