Produção de veículos despenca no Brasil

Produção de veículos despenca no Brasil

Dados do setor mostram que os emplacamentos também caíram

A produção de veículos automotores recuou quase 20% em março no Brasil, em comparação a abril. Sobre igual intervalo em 2022, houve queda de 4% — período em que o setor enfrentou o pior momento da crise de abastecimento dos semicondutores.

O volume de produção, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), fechou em pouco menos de 180 mil unidades em março. A instituição divulgou os dados nesta segunda-feira, 8.

Os emplacamentos de veículos novos também recuaram. Em relação a março de 2023, a redução chega a 19%. E, para abril de 2022, a retração nas vendas ficou em 9%.

Produção de veículos no Brasil em 2023

Ainda assim, o saldo é positivo para o acumulado do ano, tanto para a produção de veículos quanto para os emplacamentos no Brasil.

Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea | Foto: Divulgação

Ao todo, foram 715 mil unidades entre janeiro e março deste ano. A cifra representa uma alta próxima de 5% sobre o igual período em 2022. As vendas, segundo o número de emplacamentos, fecharam em 633 mil veículos.

“Mesmo com as dificuldades de crédito juros elevados, que afetam sobretudo as vendas no varejo, emplacamos até agora 633 mil unidades em 2023, 14% a mais que no ano passado, quando a crise era somente pela falta de oferta”, disse o presidente Márcio de Lima Leite.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )