Pulse e Fastback Hybrid: como andam os primeiros híbridos da Fiat

Pulse e Fastback Hybrid: como andam os primeiros híbridos da Fiat

A Fiat lançou os primeiros híbridos da marca no Brasil. São eles os SUVs Pulse e Fastback, ambos equipados com motor 1.0 GSE Turboflex três cilindros (T200), nas versões Audace e Impetus. A dupla agora traz o sistema Fiat Hybrid, um conjunto híbrido leve de 12 Volts. Pois o Jornal do Carro acelerou os dois modelos no trânsito das cidades de Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP). Será que os SUVs híbridos são mais econômicos?

Como funciona o sistema híbrido leve da Fiat?

O conjunto T200 tem auxílio de um “motor elétrico multifuncional”, que ocupa a função de motor de partida e alternador, e fornece auxílio de torque ao motor térmico. Alimentado por duas baterias, sua fonte primária de energia vem da bateria de 11 Ah localizada abaixo do banco do motorista. Mas o sistema também se conecta à bateria principal do carro, que é maior, com 68 Ah. Quem opera essa troca é uma central eletrônica chamada DBSM (Módulo de Transição entre Duas Baterias, em inglês).

A bateria de 11 Ah que abastece o motor elétrico fica debaixo do banco do motorista (Rodrigo Tavares/Estadão)

Essa bateria menor, em baixo do banco, é regenerada por meio de desaceleração ou frenagem, onde o sistema híbrido leve tem capacidade de até 30% de recuperação de energia cinética, por exemplo. Assim, este “superalternador”, com 3 kW de potência e 10 NM de torque (4 cv/1 mkgf), não traciona o carro. Mas ajuda o motor 1.0 turboflex em situações específicas, como saídas de sinal, ladeiras ou mesmo na partida a frio, por exemplo.


Por Rodrigo Tavares/Estadão
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