Revista brasileira do Grupo Globo pagou fiança de Daniel Alves, diz jornalista espanhola
Marisa Blázquez, jornalista do programa “Fiesta” da Telecinco, revelou que a revista brasileira “Quem” foi responsável por pagar a fiança que permitiu a libertação de Daniel Alves. Contra as especulações anteriores, que apontavam o pai de Neymar como o possível benfeitor, a revista fez o pagamento em troca da exclusividade em uma reportagem sobre o ex-jogador da Seleção Brasileira. Com uma fiança de um milhão de euros, aproximadamente R$ 5,4 milhões, Daniel Alves deixou a prisão em 25 de março, cinco dias após a decisão favorável da 21ª Seção do Tribunal de Justiça de Barcelona.
A maioria dos magistrados votou pela liberdade provisória de Alves, com exceção de Luis Belestá. Acompanhado de sua advogada Inés Guardiola, Alves foi solto, tendo estado detido desde 20 de janeiro de 2023.
Sob condições estritas estabelecidas pelo tribunal, Alves não pode deixar a Espanha, deve evitar qualquer contato com a vítima, mantendo distância mínima de um quilômetro, e apresentar-se semanalmente ao Tribunal Provincial de Barcelona. Em sua primeira aparição pós-liberdade, no dia 28, Alves compareceu à audiência.
Condenado em primeira instância a quatro anos e meio de prisão por estupro de uma mulher de 23 anos, ocorrido na boate Sutton, em Barcelona, no final de 2022, Alves enfrenta desafios tanto legalmente quanto em sua carreira profissional. Após a denúncia, perdeu seu contrato com o Pumas do México e viu suas contas bancárias serem bloqueadas. Durante o julgamento, Alves se defendeu, negando ser uma pessoa violenta e alegando não ter plena consciência do ato devido ao consumo de álcool.
Hora Brasília