EUA vetam resolução do governo brasileiro no ‘Conselho de Segurança da ONU’

EUA vetam resolução do governo brasileiro no ‘Conselho de Segurança da ONU’

Os Estados Unidos rejeitaram, nesta quarta-feira (18), o texto proposto pelo Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o conflito entre Israel e Hamas.

Na votação, o veto aconteceu por conta de uma mudança no texto proposta pela Rússia, a de incluir um pedido de cessar-fogo imediato.

A sessão foi aberta pelo embaixador do Brasil na ONU. Em seguida, o representante da Rússia sugeriu duas mudanças ao texto, e a resolução foi para votação, e o resultado foi o seguinte:

Como os EUA são um membro permanente do conselho e têm poder de veto, o texto não foi aprovado, apesar da votação a favor de outros países.

Doze membros votaram a favor do projeto de texto na quarta-feira: Brasil; China; França; Albânia; Equador; Gabão; Gana; Japão; Malta; Moçambique; Suíça e Emirados Árabes Unidos.  Dois países – a Rússia e o Reino Unido – se abstiveram, e apenas os Estados Unidos votaram contra.

O embaixador do Brasil na ONU, Sérgio Danese, criticou o veto dos EUA e se disse “profundamente triste e decepcionado”.

“Nós trabalhamos intensamente para construir uma posição conjunta, fazendo esforço para acomodar posições diferentes, às vezes opostas”, disse Danese. “Nossa resposta era robusta, e estamos gratos a todos os membros do Conselho que se juntaram a nós e que demonstraram um sincero desejo de multilateralismo. Mas, mais uma vez, tristemente o Conselho não conseguiu adotar uma resolução em relação à situação palestina. De novo, o silêncio prevaleceu. Nós estamos profundamente tristes e decepcionados”.

Após a votação, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, argumentou que seu país ficou “desapontado” pelo fato de o texto não mencionar o direito de autodefesa de Israel.

“Não poderíamos aprovar essa resolução assim. (…) E nossa diplomacia está sendo feita em campo”, disse a embaixadora, em referência à viagem que Joe Biden fez nesta quarta-feira a Israel.

Fonte: G1
Foto: ONU

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )