STJ é composto de 80% de ministros indicados pelo PT
Até o fim do mandato, Lula vai indicar mais seis nomes
Dos 30 ministros que compõem o Superior Tribunal de Justiça (STJ), 24 foram indicados pelo PT, informou levantamento do site Poder360, publicado no domingo 9. Além disso, até 2026, o presidente Lula poderá indicar outros seis nomes à Corte. Em dois mandatos, o petista emplacou dez nomes no STJ.
A função do STJ é julgar crimes praticados por governadores, desembargadores estaduais, federais, eleitorais e trabalhistas, conselheiros de Tribunais de Contas e procuradores da República. Um ministro do STJ preside o inquérito, conduzido pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
O STJ foi criado pela Constituição, que estabelecia a indicação do presidente da República para os ministros da Corte. A Corte nasceu por causa da extinção do Tribunal Federal de Recursos, instalado a partir da Carta Magna de 1946.
Foto: Poder360
PT vai indicar ministros do STF
Além de ministros no STJ, o PT vai indicar dois nomes ao Supremo Tribunal Federal. As vagas serão abertas com as aposentadorias da presidente da Corte, Rosa Weber, e de Ricardo Lewandowski. Em síntese, a composição da Corte permanecerá tingida de vermelho: sete indicações do PT.
Depois de Lewandowski e Rosa Weber, o próximo ministro a se aposentar é Luiz Fux, em 2028. Do total de integrantes da Corte, Nunes Marques e Mendonça são os ministros mais novos do STF. Também são os que ficarão mais tempo dos 11 que integram a Corte hoje. Ambos se aposentarão em 2047.
ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!
Por Revista Oeste