
Trump considera as ações jurídicas contra Bolsonaro como “caça às bruxas”
Em sua própria rede social, a Truth Social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, postou nesta segunda-feira (07) uma mensagem contra o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de estado. A mensagem faz parte da intimidação de Trump em virtude da reunião dos Brics, que termina hoje no Rio de Janeiro.
Trump afirmou que as ações jurídicas contra Bolsonaro e as chamou de “caça às bruxas”. “O Brasil está fazendo um trabalho terrível no seu tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho observado, assim como o mundo, que eles não fazem nada nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo!“, diz Trump.
O Brics é o grupo que reúne as maiores economias emergentes do mundo. Somado, o PIB do grupo corresponde a 40% da economia global. Desde que Trump impôs tarifas comerciais a 185 países, a China, que lidera os Brics, passou a levantar discussões como a possibilidade de medidas como o abandono do dólar como única moeda nas transações comercias entre países dos Brics.
Horas antes, Trump havia postado que vai impor tarifas adicionais de 10% a qualquer país que se alinhe às políticas dos Brics. Apesar de esvaziada pela ausência do presidente da China, Xi Jinping, a cúpula no Rio produziu críticas indiretas aos Estados Unidos e à política externa de Trump.

Com informações O Bastidor