
Trump envia destróieres à costa da Venezuela em ofensiva contra cartéis de drogas
Três navios de guerra norte-americanos equipados com sistema de mísseis guiados Aegis — USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson — devem chegar à costa da Venezuela nas próximas 36 horas, segundo fontes oficiais.
A operação, parte da estratégia do governo Donald Trump para combater cartéis latino-americanos classificados como organizações terroristas globais, deve mobilizar cerca de 4 mil marinheiros e fuzileiros navais. Além disso, os EUA deslocarão aviões espiões P-8, navios adicionais e ao menos um submarino de ataque para o sul do Caribe.
De acordo com um funcionário do governo, os recursos militares poderão ser usados em operações de inteligência, vigilância e até ataques direcionados, caso seja tomada essa decisão. O plano deve durar meses.
Em discurso, o presidente venezuelano Nicolás Maduro reagiu, afirmando que o país defenderá “mares, céus e terras” diante do que chamou de “ameaça de um império em declínio”.
A iniciativa reforça a política de Trump de endurecimento contra os cartéis de drogas, vinculando a repressão ao combate à imigração ilegal e à proteção da fronteira sul dos EUA.
Redação
Com informações CNN





