Trump obtém a primeira vitória eleitoral
De acordo com a Edison Research, Trump obteve 51%, DeSantis 21% e Haley 19%, com 99% dos votos computados. Essa margem de vitória superou em muito o recorde anterior, de 12,8 pontos percentuais, de Bob Dole em 1988
O ex-presidente Donald Trump conquistou uma vitória recorde na primeira prévia das eleições americanas, realizada no estado de Iowa, na segunda-feira (15). Neste feito, Trump emergiu vitorioso nas convenções republicanas do estado, marcando o início de sua busca pela terceira indicação presidencial de seu partido. Trump alcançou esse feito sem participar dos debates do Partido Republicano, destacando sua influência e popularidade entre os eleitores.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, garantiu o segundo lugar, superando a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, por uma margem considerável. No entanto, a disputa pela indicação agora se desloca para New Hampshire, onde pesquisas indicam que Haley está em uma posição mais sólida nas primárias da próxima semana.
De acordo com a Edison Research, Trump obteve 51%, DeSantis 21% e Haley 19%, com 99% dos votos computados. Essa margem de vitória superou em muito o recorde anterior, de 12,8 pontos percentuais, de Bob Dole em 1988.
DeSantis e Haley devem oficialmente ocupar o segundo e terceiro lugares, respectivamente, no desfecho da primeira prévia. DeSantis aplaudiu os eleitores de Iowa por ajudarem a levá-lo ao segundo lugar nas convenções de Iowa, dizendo que aprendeu durante a campanha que as pessoas querem esperança para o futuro do país – e foi isso que a sua campanha representou.
Enquanto isso, a atenção se volta para New Hampshire, onde as primárias democratas, do partido do atual presidente Joe Biden, estão programadas para o dia 23 de janeiro.
Por BSM