TSE cancela convite para União Europeia observar eleições deste ano

TSE cancela convite para União Europeia observar eleições deste ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou a União Europeia (UE) para observar, pela 1ª vez, as eleições gerais no Brasil este ano. Entretanto, após reclamações do governo federal, o tribunal retirou o convite que havia feito ao bloco europeu.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (03) pela agência de notícias Reuters, que consultou fontes com conhecimento do assunto.

Uma das fontes afirmou que foi informada pelo órgão que o pedido de missão da UE “não está mais na mesa”.

No dia 13, um dia após o convite, o Itamaraty expressou resistência, através de um comunicado, à convocação do órgão para observação. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil apontou que “no que toca a eventual convite para missão da União Europeia, o Ministério das Relações Exteriores recorda não ser da tradição do Brasil ser avaliado por organização internacional da qual não faz parte”.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que se quer dar “ar de legalidade” ao processo eleitoral ao convidar observadores internacionais, os quais, segundo ele, ficariam apenas olhando.

“Que observação é essa? Que legalidade? Com que segurança podem dizer que aconteceu as eleições?”, questionou o presidente.

Na segunda-feira (2), a Polícia Federal começou a treinar agentes que vão fazer a segurança pessoal dos presidenciáveis durante as eleições no Brasil. No total, 21 policiais ficarão à disposição dos candidatos.

Por gazetabrasil

CATEGORIAS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (1 )